Bloqueio de GPS em avião da presidente da Comissão Europeia levanta suspeita contra a Rússia

Jota

3 de setembro de 2025

Bloqueio de Sinal de GPS do avião da Presidente da União Européia

O bloqueio de GPS em avião da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ocorreu em 31 de agosto de 2025, durante aproximação ao aeroporto de Plovdiv, na Bulgária. A aeronave perdeu completamente o sinal de satélite, obrigando os pilotos a circularem por quase uma hora antes do pouso. Apesar da dificuldade, a tripulação conseguiu conduzir a aeronave utilizando sistemas de navegação terrestres e até mapas impressos. A confirmação do caso foi divulgada dois dias depois, aumentando a preocupação de autoridades europeias.

Bloqueio de Sinal de GPS do avião da Presidente da União Européia
Bloqueio de Sinal de GPS do avião da Presidente da União Européia

Logo após o episódio, autoridades búlgaras informaram que a perda do GPS não foi um simples problema técnico, mas sim resultado de interferência deliberada. A principal suspeita recaiu imediatamente sobre a Rússia, acusada de utilizar bloqueadores de sinal como parte de sua estratégia de guerra híbrida. A Comissão Europeia divulgou nota oficial no dia seguinte, classificando a ação como hostil. Desde o início do conflito na Ucrânia, episódios semelhantes vêm crescendo em regiões próximas ao espaço aéreo russo, elevando os riscos para voos civis e governamentais.

Diante do caso, a OTAN classificou o bloqueio como uma ameaça direta à segurança aérea e afirmou que acompanha a situação em tempo integral. O secretário-geral Mark Rutte destacou que a aliança já trabalha em medidas preventivas para reduzir riscos semelhantes. Ao mesmo tempo, a União Europeia anunciou novos investimentos em tecnologias de defesa cibernética e monitoramento espacial. Como consequência imediata, alguns países cogitam restringir a divulgação em tempo real das rotas de líderes políticos, como forma de reduzir a exposição a ataques.

Especialistas em aviação explicam que, embora os pilotos tenham conseguido pousar com auxílio de sistemas tradicionais como VHF Omnidirectional Range (VOR) – ajuda o avião a se localizar e navegar durante o voo -, e Instrument Landing System (ILS) – guia a aeronave de forma segura durante a aproximação e pouso-, a situação expôs fragilidades preocupantes. Afinal, a dependência excessiva do GPS tornou-se padrão na aviação moderna, especialmente em aeronaves civis e governamentais. Com isso, cresce a pressão para desenvolver alternativas tecnológicas. A União Europeia estuda o uso de satélites de órbita baixa capazes de identificar interferências em tempo real, além de explorar sistemas de navegação inercial e ótica como medidas complementares.

O bloqueio de GPS em avião da presidente da Comissão Europeia deixou claro que a guerra eletrônica já afeta diretamente a aviação civil e política internacional. Embora o pouso tenha ocorrido sem incidentes graves, o episódio demonstrou que ataques invisíveis podem comprometer voos estratégicos e colocar vidas em risco. O caso reforça a necessidade de cooperação internacional, investimento em segurança digital e constante atualização de protocolos. A partir de agora, a Europa considera esse tipo de interferência não apenas um risco técnico, mas também uma arma de pressão geopolítica.

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