Notícias

Trump pode ganhar Boeing 747-8 de luxo da família real do Catar

Enquanto cumpre seu novo mandato na Casa Branca, o presidente Donald Trump avalia aceitar um presente de grande valor: um Boeing 747-8 de luxo oferecido pela família real do Catar. Avaliado em cerca de 400 milhões de dólares, o jato pode ser modernizado e transformado no novo Air Force One. Como consequência, a possível doação reacende debates éticos e jurídicos nos Estados Unidos.

Segundo fontes ligadas à administração republicana, a aeronave seria reformada por uma empresa militar no Texas, a L3Harris. Assim que houver aprovação oficial, as adaptações poderão começar imediatamente. A previsão é que o Boeing 747-8 esteja pronto até o final do ano, equipado com tecnologia militar e preparado para servir ao presidente norte-americano.

Boeing-747-8i-do-Catar-que-pode-servir-ao-Presidente-TRUMP_Imagem-Divulgacao

Atualmente, o presidente dos Estados Unidos voa em uma versão mais antiga do Boeing 747, adaptada para servir como avião presidencial. No entanto, Trump poderá usar o novo Boeing 747-8 de luxo doado pelo Catar ainda durante o mandato. Quando deixar o cargo, a aeronave seguirá com ele para uso pessoal. Enquanto isso, o seu sucessor deverá assumir um novo Boeing 747-8i, que está sendo finalizado pela Boeing especialmente para a presidência.

Já o jato particular de Trump, conhecido como “Trump Force One”, é um Boeing 757 fabricado na década de 1990. Ele foi adquirido em 2011 e pertenceu anteriormente ao bilionário Paul Allen, cofundador da Microsoft. Caso a doação do 747-8 se confirme, Trump passará a contar com uma aeronave substancialmente mais moderna, sofisticada e equipada.

Além disso, conforme a autoridade que confirmou a operação à imprensa americana, o avião doado pelo Catar será transferido futuramente à biblioteca presidencial de Trump. Com isso, mesmo fora da presidência, o republicano poderá utilizá-lo como cidadão comum, o que tem gerado críticas entre políticos e juristas.

A oficialização da doação pode ocorrer nos próximos dias, durante uma viagem internacional que incluirá três países do Oriente Médio, entre eles o Catar. A visita está sendo vista como estratégica, já que os Estados Unidos e o país árabe mantêm laços diplomáticos e interesses militares sensíveis.

De forma curiosa, Trump chegou a visitar o avião pessoalmente em fevereiro, enquanto ele estava estacionado no Aeroporto Internacional de Palm Beach. O New York Times noticiou, à época, que o Boeing 747-8 estava sendo avaliado como possível substituto provisório dos dois Air Force One novos, cujos contratos com a Boeing enfrentam atrasos e impasses.

AeroJota

Recent Posts

ANAC suspende provas teóricas por falta de recursos para pagar a FGV

ANAC suspende provas teóricas: impacto para a aviação civil

5 horas ago

Laudo do CENIPA aponta falhas e restrições médicas em piloto de acidente com o monomotor PT-FLK em Belo Horizonte

Laudo do CENIPA detalha histórico médico e falhas do piloto no acidente de 11 de…

9 horas ago

10º Arraiá Aéreo 2025 Inspirando Gerações: atrações aéreas e horários divulgados

Tudo pronto para o 10º Arraiá Aéreo 2025 Inspirando Gerações

1 dia ago

Saab avalia riscos da aproximação do Brasil com a Rússia para o programa Gripen

Gripen em foco: Brasil e Rússia preocupam a Suécia

1 dia ago

Azul irá suspender rotas internacionais a partir de agosto durante recuperação judicial

Azul irá suspender rotas internacionais a partir de agosto, visando otimizar a eficiência operacional durante…

1 dia ago

F-39E, KC-390 e Duas Demonstrações da Esquadrilha da Fumaça no 10º Arraiá Aéreo 2025 Bauru

10º Arraiá Aéreo 2025 Bauru: atrações confirmadas e novidades imperdíveis

1 dia ago