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Boeing quase toca a asa na pista durante pouso na Indonésia

No dia 28 de junho de 2025, um Boeing quase toca a asa na pista ao pousar no Aeroporto Soekarno-Hatta, na Indonésia. A aeronave foi atingida por fortes rajadas de vento lateral durante a aproximação final. Como resultado, o jato inclinou perigosamente para a direita, fazendo a ponta da asa descer a centímetros do solo. O Boeing em questão era um 737‑800 da Batik Air. Logo ao aproximar‑se da pista, ventos cruzados intensos arremessaram a asa direita perigosamente para baixo — o que quase provocou um acidente de grande proporção.

Boeing quase arrasta a ponta da asa na pista durante pouso com tempestade
Boeing quase arrasta a ponta da asa na pista durante pouso com tempestade

Além disso, aquela tempestade trouxe chuvas volumosas e rajadas inesperadas. Por isso, vários voos foram obrigados a adiar a aproximação ou desviar rotas. Ainda assim, apesar do tráfego aéreo congestionado, a tripulação da Batik Air conseguiu controlar o avião com precisão e pousar com segurança.

Imagens publicadas em redes sociais mostram claramente a inclinação súbita do avião em plena descida. Entretanto, ao aplicar a técnica correta de contrabalanço — aileron contra o vento e leme a favor — os pilotos estabilizaram a aeronave rapidamente. Consequentemente, o jato tocou a pista sem danos.

Logo após o pouso, técnicos inspecionaram a fuselagem. Como resultado, confirmaram que não havia qualquer avaria. Assim, liberaram o jato para retomar suas operações. Felizmente, nenhum passageiro ou membro da tripulação sofreu ferimentos.


De acordo com especialistas, tempestades tropicais e ventos cruzados estão ficando mais intensos na Indonésia. Logo em seguida, autoridades locais começaram a atualizar protocolos de previsão meteorológica. Além disso, sistemas de radar e sensores de vento ganham destaque para identificar rajadas em tempo real.

Ainda segundo analistas, companhias aéreas como a Batik Air reforçam treinamentos de pouso em vento cruzado. Além disso, simuladores agora replicam cenários com inclinações extremas. Por isso, cada tripulação ganha mais experiência antes de encarar situações reais.

Por fim, os especialistas sugerem investimentos em pistas com orientação otimizada e barreiras de vento. Consequentemente, essas melhorias reduzem os riscos em aeroportos tropicalmente vulneráveis.

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