Airbus Helicopters emite Boletim de Alerta de Emergência EC130 B4 e EC130 T2

Jota

7 de novembro de 2025

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A Airbus Helicopters anunciou, em 6 de novembro de 2025, o Boletim de Alerta de Emergência EC130 B4 e EC130 T2, determinando ações imediatas de manutenção em ambos os modelos. O documento obriga a substituição do eixo central da transmissão do rotor de cauda, após testes de fadiga identificarem risco de trincas estruturais. Assim, a fabricante reforça seu compromisso com a segurança operacional e a prevenção de falhas em voo.

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Durante testes de fadiga realizados recentemente, engenheiros da Airbus Helicopters detectaram que o eixo central da linha de transmissão pode apresentar trincas na região rebitada. Com o tempo, essas fissuras podem se expandir até provocar a ruptura completa do componente. Diante disso, a fabricante decidiu limitar o tempo de operação da peça e estabelecer novos prazos obrigatórios de substituição. Dessa forma, a empresa evita falhas graves e preserva a integridade estrutural da aeronave. Além disso, o boletim reforça a importância da manutenção preventiva em todos os helicópteros EC130.

O Boletim de Alerta de Emergência dos helicópteros EC130 B4 e EC130 T2 estabelece prazos diferentes conforme o tempo de voo acumulado no eixo central, conhecido como TSN (Time Since New). Para o modelo EC130 B4, a substituição deve ocorrer em até dez horas de voo quando o eixo tiver mais de 9.750 horas. Entretanto, se o componente acumular entre 6.050 e 9.750 horas, o prazo aumenta para cinquenta horas. Já em eixos com menos de 6.050 horas, a troca deve ocorrer ao atingir 6.100 horas de operação.

No modelo EC130 T2, os limites são semelhantes, mas adaptados à versão. Assim, o eixo precisa ser substituído em até dez horas de voo se acumular mais de 8.050 horas. Quando o tempo estiver entre 5.550 e 8.050 horas, o prazo também é de cinquenta horas. Contudo, se o componente tiver menos de 5.550 horas, a substituição será obrigatória ao atingir 5.600 horas de voo. A Airbus orienta que os operadores entrem em contato com a fabricante antes de retomar as operações, especialmente quando as aeronaves forem utilizadas sob limitação temporária.

A execução da substituição deve seguir o Aircraft Maintenance Manual (AMM 65-11-00), com tempo estimado de seis horas de trabalho. O serviço requer dois técnicos mecânicos qualificados e utiliza o novo eixo central de número de peça 350A34-0214-01. Esse componente deve apresentar tempo desde novo inferior a 6.050 horas no EC130 B4 ou 5.550 horas no EC130 T2. Após o procedimento, é obrigatório registrar o cumprimento no diário de bordo e enviar o eixo removido à Airbus Helicopters para análise técnica. Esse processo contribui para o monitoramento da frota e aprimoramento contínuo dos componentes.

O EC130 é amplamente utilizado em operações executivas, aeromédicas e turísticas. Segundo dados da Airbus Helicopters, mais de 900 unidades da família H130 (EC130) foram entregues mundialmente até 2024. No Brasil, a frota estimada inclui cerca de 40 a 50 aeronaves, distribuídas entre empresas de táxi-aéreo, operadores turísticos e forças de segurança estaduais.

Até o momento, não há registros públicos de acidentes no Brasil atribuídos à fadiga do eixo central da transmissão. O boletim, portanto, tem caráter puramente preventivo e busca antecipar potenciais riscos identificados em testes laboratoriais de longo prazo.

O Boletim de Alerta de Emergência foi aprovado sob a certificação EASA.21J.700 e representa uma medida de segurança essencial. O eixo central é uma peça vital da transmissão, e sua falha pode comprometer o controle do rotor de cauda. Por isso, o cumprimento imediato das instruções é fundamental para garantir a segurança das operações. Além disso, a ação reforça a política de transparência técnica da Airbus, que adota medidas preventivas antes mesmo de qualquer ocorrência em campo.

A Airbus Helicopters recomenda que todas as oficinas e operadores registrem o cumprimento do boletim e enviem as peças substituídas para análise. Essa ação permite aprimorar o acompanhamento da frota e identificar tendências de desgaste. O fabricante reforça que o cumprimento do boletim dentro dos prazos definidos garante a aeronavegabilidade das aeronaves EC130 B4 e EC130 T2. A substituição preventiva do eixo central, portanto, representa não apenas uma exigência técnica, mas também um compromisso contínuo com a segurança de voo.

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