Categories: Notícias

Breather Hole, aquele pequeno orifício nas janelas dos aviões comerciais?. Afinal para que serve / Aviador José Passarelli

Pressão Atmosférica

Para que serve Breather Hole? Aquele orifício nas janelas dos aviões

Pressão atmosférica

Durante uma viagem, o avião voa pelo céu a uma altitude de aproximadamente 12.000 metros. Nesta situação, a pressão atmosférica é muito baixa para manter nosso corpo funcionando como deveria. Por isso, a pressão é mantida alta de maneira artificial dentro da cabine, e ela precisa ficar assim para não causar transtornos aos passageiros.

Mas isso causa uma assimetria entre o que acontece dentro e fora do avião. Quanto maior a diferença de pressão entre a parte interna e externa do avião, maior a tensão colocada nas várias estruturas da cabine do avião, incluindo suas janelas. Por isso, o painel externo precisa ser resistente o bastante para aguentar essa pressão.

Se ele rachar ou quebrar – o que é um evento extremamente raro – o painel intermediário funciona como reserva. Ele é menos grosso, porém é projetado para aguentar 1,5 vez a pressão normal da cabine, no caso do avião Boeing 737 – mesmo com o buraco.

Afinal, por que ter esse orifício?

Ele está lá para permitir que a pressão entre o ar dentro da cabine e o ar entre os painéis intermediário e externo se equilibre: isso garante que a pressão da cabine durante o voo se aplique apenas ao painel externo, mantendo o intermediário inteiro e preparado para alguma emergência.

O painel interno é mais outra redundância, também projetado para manter a pressão da cabine no caso em que o painel exterior sofrer algum dano. Além disso, ele protege o painel intermediário contra arranhões e rachaduras.

Então, da próxima vez que você viajar de avião e notar a presença desse pequeno orifício ao seu lado, agradeça a ele por existir – a sua vida lá dentro seria muito mais difícil se ele não estivesse lá.

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

1 dia ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

3 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

4 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

6 dias ago