Para que serve Breather Hole? Aquele orifício nas janelas dos aviões
Pressão atmosférica
Durante uma viagem, o avião voa pelo céu a uma altitude de aproximadamente 12.000 metros. Nesta situação, a pressão atmosférica é muito baixa para manter nosso corpo funcionando como deveria. Por isso, a pressão é mantida alta de maneira artificial dentro da cabine, e ela precisa ficar assim para não causar transtornos aos passageiros.
Mas isso causa uma assimetria entre o que acontece dentro e fora do avião. Quanto maior a diferença de pressão entre a parte interna e externa do avião, maior a tensão colocada nas várias estruturas da cabine do avião, incluindo suas janelas. Por isso, o painel externo precisa ser resistente o bastante para aguentar essa pressão.
Se ele rachar ou quebrar – o que é um evento extremamente raro – o painel intermediário funciona como reserva. Ele é menos grosso, porém é projetado para aguentar 1,5 vez a pressão normal da cabine, no caso do avião Boeing 737 – mesmo com o buraco.
Afinal, por que ter esse orifício?
Ele está lá para permitir que a pressão entre o ar dentro da cabine e o ar entre os painéis intermediário e externo se equilibre: isso garante que a pressão da cabine durante o voo se aplique apenas ao painel externo, mantendo o intermediário inteiro e preparado para alguma emergência.
O painel interno é mais outra redundância, também projetado para manter a pressão da cabine no caso em que o painel exterior sofrer algum dano. Além disso, ele protege o painel intermediário contra arranhões e rachaduras.
Então, da próxima vez que você viajar de avião e notar a presença desse pequeno orifício ao seu lado, agradeça a ele por existir – a sua vida lá dentro seria muito mais difícil se ele não estivesse lá.
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…