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C-105 Amazonas do 1⁠º/15⁠º GAv – Esquadrão Onça, da FAB realiza pouso inédito na Antártica

A Força Aérea Brasileira (FAB) retomou suas operações aéreas na Antártica e, pela primeira vez, utilizou a aeronave C-105 Amazonas. Este marco histórico foi possível graças à homologação inédita de uma tripulação do modelo para pousos em superfícies de gelo. Os militares do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv), conhecido como Esquadrão Onça, completaram a travessia partindo de Punta Arenas, no Chile, e aterrissaram no continente antártico por volta das 11h (horário de Brasília) desta segunda-feira, 25 de novembro.

C-105-Esquadrao-Onca-Antartica_Imagem-FAB

“Essa missão é fruto de um ano de intenso planejamento, no qual o Esquadrão superou diversos desafios. Entre eles, questões logísticas, como a preparação da aeronave para operar em condições extremas de frio, e questões operacionais, que incluíram o treinamento em simulador em Manaus, onde reproduzimos as condições da pista encontrada no continente antártico”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Brugiolo Gonçalves, Comandante do 1º/15º GAv (Primeiro do Décimo Quinto Grupo de Aviação).

C-105-Esquadrao-Onca-Antartica_TC-Brugiolo-Cmte.

A missão foi planejada com foco no preparo teórico, técnico e operacional da tripulação, contando com o suporte do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) para a análise de desempenho e avaliação do envelope operacional da aeronave.

“É uma grande honra para o Esquadrão contribuir para o restabelecimento dessa capacidade da Força Aérea Brasileira de realizar pousos no continente antártico”, destacou o Comandante do Esquadrão, Ten Cel Av Brugiolo

O Brasil é signatário do Tratado Antártico, um acordo internacional que permite a realização de pesquisas científicas na região. Há 41 anos, a Força Aérea Brasileira (FAB) desempenha um papel crucial nesse esforço, proporcionando apoio aéreo que viabiliza a presença brasileira no continente. Esse suporte é fundamental devido às condições geográficas desafiadoras e ao clima extremo, que dificultam o acesso à Antártica e a logística de abastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

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Fonte: Força Aérea Brasileira e Capitão Cleber/1º/15º GAv

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AeroJota-Classificados-Aeronautico

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