Desde criança (estou falando da década de 1970) sempre fiquei intrigado ao ver aqueles espelhos sobre o cockpit traseiro de alguns aviões militares de fabricação russa: SU-25UBM; MIG-31; MIG-29UB, MIG-21UMD entre outros. Alguns modelos de espelhos são retráteis outros fixos e sempre vistos em configuração bliplace em tandem. Notei também que eles apareciam em cockpits de assentos no mesmo plano horizontal dificultando a visão do piloto, muitas vezes o instrutor, posicionado no assento traseiro. Minhas suspeitas foram confirmadas! Trata-se de um engenhoso periscópio e quando retrátil munido de um sofisticado mecanismo pneumático. Vindo para o pouso, buscando máxima sustentação com a menor velocidade, a aeronave adquire sempre aquela configuração de nariz elevado e aí que o jogo de espelhos atua ajudando o tripulante traseiro a enxergar a pista
Fonte e fotos em http://aviation.stackexchange.com/questions/19446/what-is-the-purpose-of-the-mirror-thing-over-the-mig-29-cockpit
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…