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CNH ou Habilitação para Piloto: o que será exigido para pilotar o eVTOL, o carro voador da Embraer?

Conhecido popularmente como “carro voador”, o eVTOL EVE-100 é uma aeronave de decolagem e pouso vertical, totalmente elétrica, que será produzida em Taubaté–SP. Segundo a Eve, startup da Embraer, o modelo terá autonomia de até 100 km e será capaz de transportar quatro passageiros e um piloto. De forma semelhante aos aplicativos de mobilidade, o serviço funcionará mediante reservas e pagamentos pelo celular. Por isso, a expectativa é que o eVTOL ajude a reduzir o trânsito nos centros urbanos.

Cabine-de-Pilotagem-do-eVtol-da-Embraer-EVE
Cabine-de-Pilotagem-do-eVtol-da-Embraer-EVE

Além de ser movido por energia elétrica, o eVTOL da Eve promete emitir até 90% menos ruído que um helicóptero convencional. Esse diferencial torna o modelo ideal para deslocamentos urbanos curtos, entre 16 e 48 km, realizados em menos de 20 minutos. Outro ponto importante é a sua arquitetura: o veículo conta com oito hélices para voo vertical, asas fixas e motores elétricos duplos com redundância, garantindo segurança e eficiência. Como resultado, espera-se um transporte mais confortável e acessível à população.

eVTOL-EVE-da-Embraer
eVTOL-EVE-da-Embraer

Para operar o eVTOL EVE 1000, da EMBRAER, as cidades contarão com vertipontos — estruturas semelhantes a helipontos, porém adaptadas para atender às necessidades dessa nova geração de aeronaves. Esses espaços terão sistemas para recarga elétrica, manutenção e embarque seguro dos passageiros. Inicialmente, cada eVTOL levará quatro passageiros com bagagem de mão. No entanto, após a certificação de voos autônomos, o número poderá subir para seis. Embora o visual lembre um helicóptero, a proposta remete ao conceito de mobilidade individual dos carros.

eVTOL-EVE-da-Embraer
eVTOL-EVE-da-Embraer

Uma dúvida recorrente é se será exigida CNH ou licença de piloto para operar o carro voador. A resposta é que os eVTOLs não seguirão as regras do trânsito terrestre, mas sim da aviação civil. Por isso, a habilitação exigida será semelhante à de um piloto tradicional. No momento, órgãos como a ANAC, o DECEA e a ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral, estão criando as diretrizes para esse tipo de operação. Portanto, ainda não há uma definição final, mas o consenso é que os condutores deverão receber formação específica e certificação aeronáutica.

A Eve já possui cerca de 2.850 unidades do seu eVTOL EVE-100 reservadas, com valor estimado de US$ 3 milhões cada. A produção nacional, aliada à experiência da Embraer, coloca o Brasil na vanguarda do desenvolvimento de veículos elétricos de decolagem vertical. Enquanto aguardamos a regulamentação completa, a chegada do carro voador representa um passo significativo rumo a uma mobilidade urbana mais eficiente, silenciosa e sustentável.

Piloto-de-eVTOL
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AeroJota-Classificados-Aeronauico
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