Policia-Montada-da-FAB
Quando falamos de Força Aérea Brasileira, sempre vem em mente, aviões a jato, helicópteros de combate, Esquadrilha da Fumaça e aviões de transporte. Nunca, imaginamos a Força Aérea usando cavalos. Mas tem!
Algumas Organizações Militares (OM), não ficam nos holofotes de um evento do porte de um Domingo Aéreo, ou manobras militares com rasantes de aviões de ataque. Nem saem em revistas especializadas ou são comentadas nas mídias e muito menos pela própria Força Aérea Brasileira.
Nos Esquadrões Aéreos da FAB, o dia a dia, começa nos hangares onde é feita as manutenções de equipamentos militares, aviônicos, armamentos e até mesmo trabalho nos motores de aviões e helicópteros.
Na Cavalaria 10 de Maio, unidade da Força Aérea, baseada no DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial -, na cidade de São José dos Campos–SP, a rotina é bem diferente, incrivelmente diferente.
Lá o dia começa, tirando os cavalos das baias, escovando seus pelos e crinas, trocando ferraduras e fazendo treinamentos montados nesse belo animais, sempre com o lema: Treinar e Fortalecer para Combater.
Estamos falando dos Cavalos usados na Força Aérea Brasileira, conhecidos como Pelotão de Polícia Montada. Faz parte do Grupo de Segurança e Defesa (GSD), onde militares da Polícia da Aeronáutica (os PA), fazem a segurança da unidade, montados em seus belos animais.
Criada no primeiro semestre de 1998, ou seja, já tem 27 anos de existência e nem os militares da FAB fora do DCTA conhecem o Pelotão de Polícia Montada, pelo então Tenente-Coronel de Infantaria Zimmer com apoio do 1° Sargento SGS Marcondes, o pelotão de Polícia Montada 10 de Maio tem como objetivo principal o policiamento ostensivo e preventivo na área do DCTA atuando em eventualmente em cerimoniais e formaturas militares abrilhantando esses eventos.
Fora esse serviço padrão de Segurança e Defesa da unidade militar DCTA, a Cavalaria 10 de Maio, teve participação significativa de ajuda e apoio nas enchentes do Rio Grande do Sul, ocorridas em Maio de 2024, onde eles atuaram na Operação Rincão, em cidades gauchas.
Outra participação bem significativa foi estar presente durante a última da demonstração da Esquadrilha da Fumaça na cidade de São José dos Campos, realizando policiamento especializado na região do evento e atuando em salvaguarda ao Esquadrão de Demostração Aérea – EDA – em caso de algum incidente ou acidente. O Pelotão de Polícia Montada tem a capacidade de chegar aos lugares mais inacessíveis.
A história da Cavalaria 10 de Maio é muito rica e muito bonita. Somente você acessando e navegando pela rede social deles (que tem um perfil sem vínculo institucional com a FAB), você irá conhecer um pouquinho do Pelotão de Polícia Montada onde o lema é: DEFENDER NA TERRA O DOMÍNIO DO AR.
Cia Aérea Voepass entra com pedido de recuperação judicial e atribui crise financeira à Latam,…
Após passageiro ficar preso no banheiro, FAA recomenda revisão em mais de 2.600 Boeings 737…
Avião da Boeing devolvido pela China devido à guerra tarifária chega aos EUA e atrai…
Após pane em voo, a FAB encontra o avião desaparecido em região remota da Amazônia.
FAB perde pilotos e médicos em ritmo preocupante: baixos salários e falta de perspectiva impulsionam…
Cancelamentos e redução de voos mostram crise na Rede Postal Noturna dos Correios