O que evita o congelamento de combustível aeronáutico?.
O querosene de aviação, quando resfriado abaixo de 40°C negativos, começa a perder suas características, com a separação de componentes como as parafinas.
Nas grandes altitudes de cruzeiro, 40.000 pés de altitude (12 km), a temperatura ambiente supera normalmente os 50°C negativos, o que pode afetar seriamente o combustível dos tanques.
O aquecimento normal da célula e das asas da aeronave (em torno de 20°C positivos), pelo efeito da passagem do ar pelas superfícies metálicas em alta velocidade, ameniza as temperaturas subzero da atmosfera, evitando assim o congelamento do querosene.
Crédito da Foto: Алекке Блажин no Pexels
Leia o Avião. Voe o Manual.
Fique Vivo! Voe Padrão Comandante.
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Avião bimotor sai da pista na Fazenda Mimoso, em Paraíso das Águas (MS); CENIPA e…
A Aviação de Caça da FAB celebra 80 anos do 22 de abril, data em…
Demonstração da Esquadrilha da Fumaça em Iracemápolis no dia 3 de maio 2025
Visitação aberta do projeto Hangar 2º EIA será no dia 24/04, com ingresso solidário e…
Em 2025, os acidentes aéreos no Brasil ocorrem a cada 46,5 horas; maioria envolve aeronaves…
Helicóptero de R$ 50 milhões de Neymar está impedido de voar pela Anac