Notícias

Começou a pintura do Avião North American NA T-meia, matrícula FAB 1478 exposto em frente ao Prédio do Comando da Base Aérea de São Paulo (BASP), pelos Veteranos da AVFAB.

Os Veteranos da FAB, representados pela AVFAB, começaram a pintar o avião monumento NA T-6 matrícula FAB 1478 que foi do 41 ERA – Vampiros – Base Aérea de São Paulo. / AeroJota

AeroJota_Pintura-do-T-6-FAB-1478

Dando continuidade ao trabalho de restauro de dois aviões militares que foram ícones na Força Aérea Brasileira (FAB) e hoje tem um exemplar de cada em exposição em frente ao Prédio do Comando da Base Aérea de São Paulo (BASP), e que fizeram parte de dois Esquadrões que por muitos anos tiveram suas sedes na Base, os Veteranos da FAB, representados pela AVFAB, https://www.facebook.com/avfab.oficial , depois de uma minuciosa lavagem, lixamento e limpeza, começaram a fase de pintura de toda a aeronave e seus detalhes. Estamos falando do avião NA T-6 matrícula FAB 1478 que pertenceu a Quadragésima Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque – 41 ERA – VAMPIROS

AeroJota_NA-T-6-FAB-1478

Em breve, receberá seu emblema da Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque – 41 ERA – Vampiros, como eram conhecidos nas décadas de 60 e 70, que seja fixado no capô do motor radial de 9 cilindros e demais identificações militares, como a palavra CUMBICA na deriva, identificando a Base Aérea que pertencia, seu prefixo FAB 1478 e sua estrela de insígnia de identificação de nacionalidade, pintada nas asas e na fuselagem. 

A Importância do Avião North American na T-6 na Base Aérea de São Paulo – 41 ERA – Vampiros

O avião North American T-6 chegou à Força Aérea Brasileira em 1942 e foi muito importante na formação de muitos pilotos militares da FAB em sua época. Além disso, equipou o Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA – também conhecidos como Esquadrilha da Fumaça, sob o comando do lendário Coronel Aviador Braga.

O AT-6, prefixo FAB 1478, foi utilizado pela Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, conhecida como “41 ERA – Vampiros”, em diversas missões de vigilância, ataque leve, treinamento de pilotos, combate a guerrilha, ao tráfico de entorpecentes e etc…  Essa aeronave foi retirada do serviço ativo da FAB em 1970, com a desativação do 41 ERA. Essas aeronaves tiveram um papel importante quando estavam ativas na Base Aérea de São Paulo (BASP).

O Projeto de Restauração

AeroJota_Pintura-T-6-FAB-1478

Para tornar esse projeto de restauração uma realidade, os veteranos da Força Aérea Brasileira buscaram a ajuda de voluntários, empresas parceiras e o apoio da Base Aérea de São Paulo (BASP). Além disso, foi necessário buscar ajuda financeira para a compra de todo o material necessário para a restauração.

A BASP desempenhou um papel fundamental nesse projeto, através do Comandante Cel Aviador Tiago e do apoio do Graduado Master Sub Oficial Humberto, do Esquadrão de Infraestrutura (EIE) e do Grupo de Segurança e Defesa (GSD) da Base. Também foram essenciais as contribuições das empresas parceiras.

AeroJota_Daniel-Colturato-T-6-FAB-1478

O veterano da FAB, Daniel Colturado, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA SP), será o responsável pelas pinturas nos dois aviões (NA T-6 e AT-26 Xavante), juntamente com o apoio de outros veteranos.

Conclusão

AeroJota_Pintura-NA-T-6-FAB-1478

A restauração das aeronaves NA T-6 matrícula FAB 1478 e AT-26 Xavante matrícula FAB 4585 número de série 77127370 na Base Aérea de São Paulo é um projeto de grande importância histórica e cultural, tanto para a Base Aérea de São Paulo, quanto para a Força Aérea Brasileira, que terá em conservação, duas aeronaves ícones da FAB. Graças ao trabalho dos veteranos da Força Aérea Brasileira, voluntários e empresas parceiras, essas aeronaves poderão ser preservadas e continuar contando a história da aviação militar brasileira.

Como agradecimento para essa etapa e nesse avião NA T-6 prefixo FAB 1478, vamos citar os nomes dos voluntários:

Graduado Master Sub Oficial HUMBERTO

Daniel Colturato – Pintor –
Alexsandro
Vagner de Siqueira.
Weverson Luiz Fantini Baptista Stand

Se você deseja contribuir para a reforma dos aviões NAT-6 FAB 1478 e AT-26 Xavante FAB 4585, existem várias maneiras de ajudar: fazendo uma doação financeira, divulgando a campanha em suas redes sociais e oferecendo serviços ou materiais úteis na reforma dos aviões.

Fazendo uma doação financeira: qualquer quantia é bem-vinda e será utilizada exclusivamente para a reforma dos aviões.

Banco: 461 – Asaas I.P S.A – Agencia: 0001 – Conta: 3296568-3 – Titular: ASSOCIACAO DOS VETERANOS DA FORCA AEREA BRASILEIRA – AVFAB – Chave PIX CNPJ: 30.910.237/0001-70. Identifique a sua contribuição escrevendo AVIÕES.

Divulgando a campanha: compartilhe essa iniciativa em suas redes sociais e com amigos e familiares para aumentar a visibilidade e alcançar mais pessoas interessadas em ajudar.

Oferecendo serviços ou materiais: se você possui habilidades ou recursos que podem ser úteis na reforma dos aviões, entre em contato com os veteranos da FAB para discutir possíveis formas de colaboração.

Para saber mais sobre como ajudar e fazer uma doação, você pode entrar em contato com os veteranos da FAB através do telefone Whats +55 11 9 4235-1984 ou por meio das redes sociais da AVFAB – https://www.facebook.com/avfab.oficial.

Para saber mais sobre esse projeto, visite o site https://aerojota.com.br/noticias/ e navegue pelas notícias.

Veja no instagram esses vídeos.
https://www.instagram.com/reel/C6pUYU2Jeri/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

https://www.instagram.com/reel/C6ZKWuTuPdY/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

   

AeroJota

Recent Posts

Relatório Preliminar do CENIPA, Aponta Causas do Acidente Aéreo em Gramado

Fatores como desorientação espacial e perda de controle em voo estão entre as possíveis causas…

6 horas ago

Relatório Preliminar Confirma: Colisão com Pássaros Causou Acidente Com Boeing 737 da JeJu Air, na Coreia do Sul

Relatório confirma impacto com aves como causa principal, destacando falha na gravação da caixa-preta e…

7 horas ago

Anatel Desativa Bloqueador de Sinal que Comprometeu Segurança Aérea em Belo Horizonte

Interferência no GPS: Anatel Apreende Equipamento Clandestino em Belo Horizonte

14 horas ago

Deportação de brasileiros: Pouso Técnico para Abastecimento em Manaus e a Polêmica das Algemas

Entenda o incidente que levou ao desembarque de deportados algemados no Brasil e as respostas…

1 dia ago

Fim da linha para a Airbus Beluga Transport: O que motivou o encerramento das operações?

Airbus Encerra a Divisão de Carga Beluga Transport Após Três Anos de Operações.

2 dias ago

Por que Pilotos Dizem “Tripulação, 10 Mil Pés” Durante o Voo?

Entenda a Importância da Regra da Cabine Estéril e como ela Garante a Segurança Aérea

6 dias ago