O Comitê Brasileiro de Acrobacias e Competições Aéreas (CBA) foi fundado em 23 de outubro de 2011 em um contexto marcado por desafios significativos no desenvolvimento da acrobacia aérea no Brasil. Antes da criação do CBA, os pilotos acrobatas enfrentavam um ambiente burocrático que muitas vezes dificultava a promoção e a praticidade das competições. Essa insatisfação gerou um movimento entre os entusiastas da acrobacia aérea, que perceberam a necessidade de uma organização que pudesse representar seus interesses e facilitar a prática do esporte.
Naquela época, muitos aeroclubes lutavam para implementar programas de acrobacias e a estrutura existente não proporcionava o suporte necessário para a evolução desse segmento específico do esporte aeronáutico. A falta de regulamentações claras e de um suporte organizacional efetivo era uma barreira para pilotos e competidores, fazendo com que a ideia de um comitê específico começasse a ganhar força. Assim, um grupo de pilotos acrobatas começou a se reunir, discutindo sobre as dificuldades enfrentadas e as possibilidades de melhorias.
A união desses pilotos tornou-se fundamental para a fundação do CBA. Eles se mobilizaram para criar uma entidade que não apenas promovesse a acrobacia, mas que também pudesse atuar em parceria com outros órgãos e autoridades aeronáuticas. O objetivo principal era aumentar a visibilidade do esporte, incentivar novos praticantes e organizar competições que atendessem as exigências dos pilotos, ao mesmo tempo que respeitassem as normas de segurança e regulamentação pertinentes. A iniciativa do CBA, portanto, surgiu como resposta direta a um cenário que precisava de transformação, buscando potencializar a acrobacia aérea no Brasil e oferecer um espaço mais adequado para as suas atividades.
Em abril de 2011, o evento de acrobacia aérea chamado Acrotraining foi realizado como uma iniciativa pioneira no cenário da acrobacia competitiva brasileira. Este evento significativo serviu como um verdadeiro marco que possibilitou aos pilotos de acrobacia um espaço dedicado para praticar e apresentar suas sequências de manobras. O Acrotraining não apenas incentivou a participação dos pilotos, mas também proporcionou um ambiente crítico para a avaliação das apresentações segundo critérios internacionais estabelecidos pelas organizações IAC (International Aerobatic Club) e CIVA (Commission Internationale de Vol Acrobatique).
Os critérios rigorosos de avaliação tinham como objetivo garantir que as competições de acrobacia no Brasil não apenas atendessem aos padrões globais, mas também incorporassem as melhores práticas em termos de segurança e especialização técnica. O evento promoveu um intercâmbio valioso entre pilotos experientes e novatos, facilitando a divulgação de conhecimentos sobre manobras e táticas de competição. Assim, o Acrotraining ajudou a cultivar uma comunidade mais unida entre os entusiastas da acrobacia, promovendo um espírito de camaradagem e aprendizado contínuo.
No dia 23 de outubro de 2011, um marco importante na aviação brasileira aconteceu durante as comemorações do Dia do Aviador. Foi nesta data, na Estância Teimoso, cidade de Campo Largo–PR, que um grupo de pilotos fundadores se reuniu em uma assembleia decisiva para oficializar a criação do Comitê Brasileiro de Acrobacias e Competições Aéreas (CBA). Este encontro não apenas simbolizou a união dos entusiastas da acrobacia, mas também estabeleceu as bases para uma nova era de competições aéreas no Brasil.
Os principais participantes dessa assembleia incluíam pilotos renomados e profissionais do setor, todos comprometidos com a promoção da acrobacia aérea. Durante a reunião, houve uma apreciação cuidadosa das necessidades e desafios enfrentados pela comunidade de acrobacia. A votação foi um momento crucial, onde cada membro teve a oportunidade de contribuir para a fundação do CBA. A decisão unânime de estabelecer uma entidade que pudesse representar oficialmente os interesses dos pilotos foi um testemunho do espírito colaborativo e do entusiasmo que permeava o evento.
Luiz Carlos Basson Dell’Aglio (In Memorian) foi escolhido como o primeiro presidente da instituição, sendo reconhecido por seu compromisso e visão para o futuro da acrobacia aérea no Brasil. Sob sua liderança, a proposta inicial do CBA focou em reduzir a burocracia que muitas vezes dificultava a prática e a competição nas acrobacias aéreas. Além disso, um dos principais objetivos era o retorno dos campeonatos de acrobacia, proporcionando um espaço para que pilotos demonstrassem suas habilidades e a evolução deste esporte. A assembleia do CBA é lembrada não apenas como a fundação de uma nova organização, mas também como um feixe de esperança para o futuro da acrobacia no Brasil.
Desde a sua fundação, o Comitê Brasileiro de Acrobacias e Competições Aéreas (CBA) tem desempenhado um papel crucial na promoção e desenvolvimento das competições de acrobacia aérea no Brasil. O primeiro campeonato realizado em 2013 marcou o início de uma trajetória significativa, que não apenas fortaleceu a prática, mas também enfatizou a segurança como um valor central nas competições. Ao longo dos anos, diversos campeonatos foram organizados, refletindo a evolução e a crescente popularidade desse esporte.
A participação de pilotos nas competições aumentou de maneira considerável desde o primeiro evento, demonstrando que a acrobacia aérea está se consolidando como uma atividade atraente para os entusiastas da aviação. Dados recentes indicam que o número de competidores registrados cresceu em um ritmo constante, com edições subsequentes apresentando um número crescente de inscritos. Essa expansão não apenas representa o amor pela acrobacia, mas também evidencia a confiança dos pilotos nas diretrizes e no formato estabelecido pelo CBA.
A segurança nas competições aéreas é um aspecto inegociável para o CBA. A entidade implementou protocolos rigorosos que garantem a ausência de acidentes ou incidentes durante os eventos. Até o momento, nenhum incidente sério foi registrado, o que destaca o comprometimento do CBA com a integridade e o bem-estar dos competidores e do público. Assim, a segurança não é apenas uma formalidade; ela é um princípio norteador que permeia toda a organização das competições. A transferência de conhecimento entre pilotos experientes e novos participantes tem sido fundamental para a formação de um ambiente seguro e propício ao crescimento do esporte.
Resumindo, a evolução dos campeonatos organizados pelo CBA reflete não só o aumento de participantes, mas também uma forte ênfase na segurança, essencial para o sucesso e a continuidade das competições de acrobacia aérea no Brasil.
Atualmente a Diretoria do CBA – 2024 a 2026 -. é exercida pelos pilotos:
Presidente: Christiano Pereira de Oliveira
Vice-Presidente: Arthur Mazzucato de Lima
No clima de celebração do Musal Air Show 2024, temos o prazer de apresentar o Aerojota, um site de classificados especializado no setor aeronáutico. O Aerojota é uma plataforma dedicada a todos os entusiastas da aviação, oferecendo um espaço eficiente para anunciar e buscar uma variedade de peças, produtos e serviços relacionados ao mundo da aviação.
O que diferencia o Aerojota de outras plataformas é a ampla diversidade de itens disponíveis. Os usuários podem encontrar desde peças, itens decorativos, como maquetes de aeronaves e hélices, capacetes, quadros de avião em 3D feitos com peças recicláveis de eletro eletrônico. Essa variedade atende tanto aos profissionais do setor quanto aos colecionadores e aficionados por aviação.
O layout do site é intuitivo e amigável, proporcionando uma experiência de navegação agradável e produtiva. As ferramentas de busca são eficientes, permitindo que os usuários filtrem os resultados de acordo com suas necessidades específicas, seja por tipo de produto, faixa de preço ou localização do vendedor. Isso torna a busca por itens aeronáuticos uma tarefa simples e direta.
Além disso, o Aerojota oferece recursos adicionais para facilitar as transações. Os anúncios são detalhados e frequentemente incluem descrições completas e imagens de alta qualidade, garantindo que os compradores tenham todas as informações necessárias antes de realizar uma compra.
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…