Como funciona a reversão de empuxo de aviões a hélices?
Ainda existem os que pensam que o motor reverte sua rotação e gira a hélice ‘ao contrário’.
Enganam-se redondamente, não é o sentido de rotação que muda, e sim o ângulo de ataque das pás da hélice que passam a acelerar o ar para frente, gerando um efeito de frenagem.
Se compararmos a seção de pás com o aerofólio, seria o mesmo que uma sustentação negativa.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O que é o Airbus A321XLR e por que ele é tão inovador?
Pelotão de Polícia Montada: A Força Aérea Brasileira Também Defende a Terra
Lançado a Enciclopédia Virtual dos Veteranos da FAB 2024, em comemoração aos 10 anos da…
Shows aéreos gratuitos da Esquadrilha da Fumaça prometem encantar o público com manobras radicais no…
Voo AD4781 enfrenta condições climáticas adversas e aterrissa em segurança no Aeroporto Internacional de Parnaíba-PI
Com a abertura da temporada de demonstração aérea para o ano de 2025, a cidade…