Como funciona a reversão de empuxo de aviões a hélices?
Ainda existem os que pensam que o motor reverte sua rotação e gira a hélice ‘ao contrário’.
Enganam-se redondamente, não é o sentido de rotação que muda, e sim o ângulo de ataque das pás da hélice que passam a acelerar o ar para frente, gerando um efeito de frenagem.
Se compararmos a seção de pás com o aerofólio, seria o mesmo que uma sustentação negativa.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Homenagem ao Souzão: A Cultura Aeronáutica que Nunca Será Esquecida
O ritmo de entrega das aeronaves mais modernas da América Latina permanece lento devido a…
Comandante sobrevive a queda de aeronave e passa noite junto aos destroços e ao lado…
O último veterano do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAV CA), da FAB,…
Helicóptero Cai e Sobreviventes Passam a Noite na Mata
Imagens mostram que o Cessna Citation 525 CJ1 que pousou em Ubatuba, usou toda a…