Como funciona a reversão de empuxo de aviões a hélices?
Ainda existem os que pensam que o motor reverte sua rotação e gira a hélice ‘ao contrário’.
Enganam-se redondamente, não é o sentido de rotação que muda, e sim o ângulo de ataque das pás da hélice que passam a acelerar o ar para frente, gerando um efeito de frenagem.
Se compararmos a seção de pás com o aerofólio, seria o mesmo que uma sustentação negativa.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…