Como funciona a reversão de empuxo de aviões a hélices?
Ainda existem os que pensam que o motor reverte sua rotação e gira a hélice ‘ao contrário’.
Enganam-se redondamente, não é o sentido de rotação que muda, e sim o ângulo de ataque das pás da hélice que passam a acelerar o ar para frente, gerando um efeito de frenagem.
Se compararmos a seção de pás com o aerofólio, seria o mesmo que uma sustentação negativa.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Demonstração da Esquadrilha da Fumaça em Iracemápolis no dia 3 de maio 2025
Visitação aberta do projeto Hangar 2º EIA será no dia 24/04, com ingresso solidário e…
Em 2025, os acidentes aéreos no Brasil ocorrem a cada 46,5 horas; maioria envolve aeronaves…
Helicóptero de R$ 50 milhões de Neymar está impedido de voar pela Anac
O Voo Iberia 0379 entra em emergência após alerta de destroços de foguete
A AVFAB conquista vitórias importantes com novo site e registro de marca junto ao INPI