O piloto-automático consiste basicamente em um giroscópio que acusa qualquer movimento do avião que não tenha sido previamente programado.
Um computador de bordo analisa os sinais do giroscópio e aciona os controles para manter o voo estabilizado de acordo com o que foi programado pela tripulação.
O giroscópio que é o coração dos sistemas embarcados em uma aeronave, consiste essencialmente em uma roda livre para girar em qualquer direção e com uma propriedade importante: ele opõe-se a qualquer tentativa de mudar sua posição original. Hoje existem giroscópios extremamente modernos, a laser. Dependendo do modelo, o piloto-automático pode controlar o avião em torno de seus três eixos imaginários (longitudinal, lateral e vertical).
O piloto-automático também pode levar o avião até a altitude desejada ou ainda interceptar a rampa de planeio para o pouso por instrumentos (ILS).
* (Foto abertura) Embraer 190-E2
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…