Categories: Notícias

Como um acidente criou uma Companhia Aérea. (Cmte.José Passarelli)

O surgimento da Empresa Aérea TRANSBRASIL.

Em 12/07/1954 uma tripulação da FAB voava no C-47, Matrícula 2041, levando carga do Rio de Janeiro para Porto Alegre, uma distância considerável na época. A rota prevista estava sobre densa camada de nuvens, sem poder conferir referências no solo.

Naquela época o instrumento de navegação mais usado era o radiogoniometro. Como muitos sabem, esse instrumento captava a direção de onde provinham ondas de radiofaróis ou emissoras de rádio comerciais, e uma agulha apontava para onde a aeronave deveria ir (essa a razão pela qual as rádios comerciais tinham que transmitir seu nome e prefixo a intervalos regulares). 

Mas, eis que o bendito radiogoniometro deu problema e tiveram de se orientar pela bússola. Bússola, vento de traves e sem referência no solo resulta quase sempre em desvio de rota, em especial em grandes distâncias. 

O resultado é que se viram perdidos, sem conseguir mais contato rádio com as bases previstas e o combustível foi acabando.

Resolveram furar a camada e pousar de barriga. Por sorte não encontraram um morro pelo caminho e acabaram pousando num milharal.

Naquela epoca o C-47 era um valioso avião, e a FAB terraplanou uma pista ao lado de onde pousaram, montaram um pequeno hangar e em 2 meses recuperaram o C-47, deixando para trás uma pista e um pequeno hangar. 

Na cidade existia um frigorífico que vendia muito para SP, mas perdia vários embarques pelas estradas muito ruins do caminho. 

Resolveram tentar levar suas carnes mais nobres de avião – e a coisa deu certo.

Como os aviões voltavam vazios, começaram a trazer passageiros na rota inversa e descobriram um nicho de mercado que nem desconfiavam.

A cidade proxima do local onde pousaram se chamava Concordia. E o frigorifico era a Sadia. Estava criada a Sadia Transportes Aéreos, que mais tarde se tornou a Transbrasil.

Coisas de radiogoniometro.

Tripulação do C-47 2041

Cmte – Maj Av Ernesto LEBRECo

Piloto – Maj Av Aroldo VELOSO

Mec de Bordo – 2SQ Av Severino ANDREIS

Radiotelegrafista – 2SQ  Av  Laurindo  MONTEIRO

* Texto de Fernando Andreis 

Coluna de JPassarelli     

Cmte. José Passarelli  

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

AeroJota

Recent Posts

Entenda por que o sistema anticolisão TCAS falhou em Washington. O que deu errado?

Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…

2 dias ago

Passagem de Comando na Base Aérea de São Paulo: Relembrando Missões e Olhando para o Futuro

Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…

3 dias ago

Jogador Neymar aterrissa no Brasil: conheça o jato particular e o helicóptero customizado do craque

Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…

3 dias ago

Cel Av Ruy Flemming. O Controle de Helicópteros: A Solução Simples que Mudou Tudo

Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas

4 dias ago