Cessna Caravan 208B-USA – O Avião que transportou o ex presidente para a prisão em Curitiba-PR
Cessna Caravan 208B-USA
Avião que levou Lula a Curitiba é um dos melhores turbohélices do mundo. Oferecido para a Força Aérea Brasileira, o Caravan foi rejeitado inicialmente como aeronave de carga por sua autonomia limitada a rotas curtas e médias e por ser uma aeronave monomotora (supunha-se que a operação sobre a Amazônia seria arriscada demais, pois em caso de falha do motor não existem locais de pouso alternativos). Mas foi aceito inicialmente como aeronave orgânica do Centro de Lançamento de Alcântara.
Durante sua operação, verificou-se que a aeronave é confiável, fácil de pilotar, robusta, fácil de operar e de manter, o que levou a compras adicionais do modelo. A aeronave opera com facilidade em pistas de terra ou precárias, mostrando-se uma alternativa aos maiores Bandeirantes para o transporte de pequenos volumes, como aeronave de ligação ou pequeno número de passageiros.
Essas características se mostraram ideais para as necessidades da FAB, que adquiriu mais aeronaves para integrar algumas unidades aéreas (1º ETA, 7º ETA e 2º/6º GAv) e outras organizações militares, como aeronave orgânica. Devido a essas qualidades, vários pilotos o chamam carinhosamente de ‘Avião 4X4’ pelo fato da infra-estrutura aeroportuária do Brasil ser precária em várias localidades do interior brasileiro, em que sua operação é necessária.
A FAB possui em operação cerca de 7 aeronaves Caravan (208A) e cerca de 10 aeronaves Grand Caravan (208B), estas aeronaves receberam a designação C-98 e C-98A.
A Polícia Federal Brasileira também adquiriu, na década de 2000, várias aeronaves Cessna 208B Grand Caravan.
Em solenidade ocorrida no Aeroporto Internacional de Salvador/BA (SSA), o GRUPAMENTO AÉREO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA (GRAER/BA) recebeu o Cessna 208B ‘Grand Caravan’ , sendo o primeiro utilizado por uma força policial militar estadual.
O Cessna 208 Caravan é utilizado no Voe Minas Gerais, projeto de integração regional de Minas Gerais, em regime de fretamento pela Codemig.
FICHA TÉCNICA DO MODELO
MODELO: Cessna 208B Gran Caravan
FABRICANTE: Cessna Aircraft Company. Wichita, Kansas, EUA
REPRESENTANTE NO BRASIL: TAM Aviação Executiva
DIMENSÕES
Comprimento – 12,70 m
Envergadura – 15,90 m
Altura – 4,70 m
PESOS E CARGAS
Vazio – 1.944 Kg
Maximo de Decolagem – 3.985 Kg
Carga útil – 2.041 Kg
Combustível – 1.280 litros
DESEMPENHO
VNE – 325 Km/h
Cruzeiro – 322 Km/h
Estol – 113 km/h
Razão de Subida – 4,7 m/s
Teto de Serviço – 7.000 m
MOTOR
Modelo – Pratt & Whitney PT6A-114A
Potência – 503 KW (675 shp)
Leia o Avião. Pilote o Manual.
Fique Vivo, Voe padrão Comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.