INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Correios cortam mais voos da Rede Postal Noturna por falta de pagamento

A crise financeira enfrentada pelos Correios segue afetando o transporte aéreo de encomendas urgentes no Brasil. Hoje, 2 de junho de 2025, mais um trecho da Rede Postal Noturna (RPN) será desativado por falta de pagamento à Total Linhas Aéreas, segundo informações do site AeroIn.net. Os voos cortados, TTL-5680/5681 e TTL-5686/5687, operavam com cargueiros Boeing 737-400, conectando Florianópolis, Curitiba, Guarulhos, Recife e Confins. Assim, a decisão prejudica ainda mais a já combalida logística nacional.

Corte-de-Trajeto-da-Rede-Postal-Noturna
Corte-de-Trajeto-da-Rede-Postal-Noturna

O voo TTL-5680 partia de Florianópolis para Curitiba e Guarulhos, enquanto o TTL-5681 realizava o trajeto inverso. Já o TTL-5686 ligava Recife, Confins e Guarulhos, e o TTL-5687 fazia o sentido oposto. Vale destacar que em abril, os Correios já haviam encerrado a operação entre Vitória e Guarulhos, causando demissões de trabalhadores no Espírito Santo. Dessa forma, o transporte de carga urgente por via aérea sofre mais um revés, prejudicando empresas, trabalhadores e clientes em diferentes regiões.

Criada em 1974, a Rede Postal Noturna (RPN) surgiu para transportar objetos urgentes e prioritários por via aérea em todo o Brasil. Por volta das 21h, caminhões chegam ao terminal de carga aérea de Guarulhos para descarregar encomendas, que seguem rapidamente em aviões cargueiros. Por exemplo, jornais e revistas impressos em São Paulo são entregues em outras regiões do país em poucas horas, graças à RPN. A operação envolve diariamente 300 trabalhadores e o transporte de cerca de 300 toneladas de carga postal.

Além dos cortes por falta de pagamento, a crise dos Correios ganhou mais um capítulo preocupante. A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil -,determinou a suspensão total das operações aéreas de carga dos Correios a partir de 6 de junho de 2025, após identificar o descumprimento das normas para transporte de produtos perigosos, como baterias de lítio. Esse tipo de carga, aliás, causou a perda total de um Boeing 737 da Total Linhas Aéreas durante um pouso de emergência no Aeroporto de Guarulhos em 2024, após um incêndio a bordo. A decisão da ANAC, portanto, reforça a necessidade de ajustes rigorosos para a retomada das operações aéreas dos Correios.

A sucessão de problemas envolvendo a Rede Postal Noturna e a suspensão geral das operações aéreas escancaram a complexidade da crise nos Correios. Enquanto a estatal busca regularizar pagamentos e ajustar procedimentos de segurança, empresas aéreas e trabalhadores aguardam medidas concretas para o restabelecimento das rotas essenciais. Por ora, o transporte aéreo de carga urgente no Brasil enfrenta um cenário de incerteza e prejuízos que afetam toda a cadeia logística.

Fonte: Aeroin.Net

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.