Categories: Notícias

Cuidado com a regulagem do assento alto na aproximação para pouso Cmte / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Assento dos Pilotos na posição muito alta não é recomendado.

Cuidado com o banco alto na aproximação Cmte.

Sentar-se muito alto não é recomendável: as condições de visibilidade melhoram, mas a visão dos instrumentos de bordo fica prejudicada. Analogamente se avançamos muito a posição da cadeira, perdemos a noção de profundidade para o arredondamento e toque na pista.

Naturalmente existem fatores além do simples ajuste visual. imaginemos um piloto de Hércules- C-130 executando uma aproximação, sentado no lado direito, (2P é assim que é chamado o segundo piloto em um avião militar na Força Aérea Brasileira), e com vento cruzado da esquerda.

Vamos considerar que tal piloto seja de estatura mediana e que logo que obtiver condições visuais sinta necessidade de aumentar potência dos motores para manter-se na rampa de aproximação. Naturalmente ele irá inclinar-se para à esquerda e para a frente, de maneira a alcançar os manetes localizados do lado esquerdo do controle central. Fazendo assim, nosso piloto tenderá a aumentar a dosagem de pé no pedal esquerdo além de aplicar mais pressão no manche para o mesmo lado.

Pouco há o que fazer nesta situação, a não ser estar alerta e consciente da necessidade de maior precaução ou, em último caso, passar o comando para o piloto sentado à esquerda.

Na realidade, o problema do ajuste visual somente surgiu com a última geração de aviões, particularmente nos jatos de alta performance.

Continue usando sua técnica particular para o ajuste do ângulo de visão e use sempre a mesma e lembre-se daquela velha máxima:

Se funciona não invente!

Fique vivo, voe padrão comandante!

Coluna de JPassarelli

Cmte José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea,
Teoria de Vôo e Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Entenda por que o sistema anticolisão TCAS falhou em Washington. O que deu errado?

Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…

2 dias ago

Passagem de Comando na Base Aérea de São Paulo: Relembrando Missões e Olhando para o Futuro

Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…

3 dias ago

Jogador Neymar aterrissa no Brasil: conheça o jato particular e o helicóptero customizado do craque

Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…

3 dias ago

Cel Av Ruy Flemming. O Controle de Helicópteros: A Solução Simples que Mudou Tudo

Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas

4 dias ago