Categories: Notícias

Cuidado com a regulagem do assento alto na aproximação para pouso Cmte / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Assento dos Pilotos na posição muito alta não é recomendado.

Cuidado com o banco alto na aproximação Cmte.

Sentar-se muito alto não é recomendável: as condições de visibilidade melhoram, mas a visão dos instrumentos de bordo fica prejudicada. Analogamente se avançamos muito a posição da cadeira, perdemos a noção de profundidade para o arredondamento e toque na pista.

Naturalmente existem fatores além do simples ajuste visual. imaginemos um piloto de Hércules- C-130 executando uma aproximação, sentado no lado direito, (2P é assim que é chamado o segundo piloto em um avião militar na Força Aérea Brasileira), e com vento cruzado da esquerda.

Vamos considerar que tal piloto seja de estatura mediana e que logo que obtiver condições visuais sinta necessidade de aumentar potência dos motores para manter-se na rampa de aproximação. Naturalmente ele irá inclinar-se para à esquerda e para a frente, de maneira a alcançar os manetes localizados do lado esquerdo do controle central. Fazendo assim, nosso piloto tenderá a aumentar a dosagem de pé no pedal esquerdo além de aplicar mais pressão no manche para o mesmo lado.

Pouco há o que fazer nesta situação, a não ser estar alerta e consciente da necessidade de maior precaução ou, em último caso, passar o comando para o piloto sentado à esquerda.

Na realidade, o problema do ajuste visual somente surgiu com a última geração de aviões, particularmente nos jatos de alta performance.

Continue usando sua técnica particular para o ajuste do ângulo de visão e use sempre a mesma e lembre-se daquela velha máxima:

Se funciona não invente!

Fique vivo, voe padrão comandante!

Coluna de JPassarelli

Cmte José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea,
Teoria de Vôo e Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

2 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

3 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

3 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

3 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

4 dias ago

Fechamento Provisório do Aeroporto Santos Dumont Impacta na Aviação Comercial e Executiva na Cidade do Rio de Janeiro

Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…

4 dias ago