VFR (Visual Flight Rules): no linguajar comum, “voo visual
Um dos transtornos mais frequentes da percepção dos pilotos, e as quais mais estão expostos, são as ilusões visuais, que é a discrepância entre o que se percebe e a realidade objetiva.Essas ilusões podem provocar gravíssimos acidentes. Cuidado nas aproximações quando:
1- Há ocorrência de neblina, a visibilidade diminui rapidamente, na medida em que perdemos altitude e nos aproximamos da pista para pouso;
2- Durante manobras de aproximação, dão-se circunstâncias que favorecem as ilusões ópticas, colocando em risco a segurança do voo;
3- A intensidade da iluminação da pista é uma das circunstâncias que favorece o aparecimento de alguma ilusão ótica de profundidade vante;
4- Outra circunstância que confunde a tripulação é a existência de aclives ou declives na pista de pouso, o cuidado deve ser redobrado, estude sempre as cartas aéreas antes do voo;
5- Em voos noturnos, sobre mar calmo e sem ondas, a luz das estrelas reflete-se na água e se perde no horizonte, criando a ilusão de subida, e a conseguinte tentativa de empurrar o manche abaixando o nariz da aeronave;
6- Nos voos noturnos cuidado com o efeito ‘Black Hole’;
7- Lembre-se, no caso de encontro frontal com pássaro, a ave faz o movimento de desvio de choque mais fácil para ela, ou seja, desce, então puxe o manche, suba;
8-Se não estiver com o avião inserido na aproximação estabilizada padrão, arremeta, arremeter faz parte do voo seguro.
PS: Fique vivo, voe padrão comte!
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota