Pílulas do comandante
Cuidado com o Stol por excesso ou ausência.
O avião pode estolar por falta ou excesso de velocidade.
No estol de baixa velocidade, você sabe, o estol ocorre porque a asa perdeu capacidade de se sustentar: o avião atingiu o ângulo de ataque de estol, que corresponde ao CLmáx (coeficiente de sustentação) da asa.
No estol de alta velocidade, as ondas de choque são de tal modo intensas que causam o descolamento do ar em uma grande porção da asa, ocasionando um “buffeting” bastante sensível ao nível do piloto.
Leia o avião, pilote o Manual!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…