Desmonte do avião C-105A FAB 2808 em Surucucu
Como começou o desmonte do avião C-105A FAB 2808 em Surucucu
Desmonte do avião C-105A FAB 2808 em Surucucu começou em 2024, nove anos após o acidente que ocorreu na pista do aerodrómo de Surucucu, no estado de Roraima. A aeronave da Força Aérea Brasileira sofreu um colapso no trem de pouso durante o pouso em 27 de fevereiro de 2016. Felizmente, todos os seis tripulantes saíram ilesos. Desde então, o avião permaneceu no local, sendo gradualmente desmontado. Partes como motores, hélices, assentos e aviônicos foram retiradas ao longo dos anos para reaproveitamento em outras aeronaves da FAB.

Operação atual de içamento da fuselagem com o helicóptero Black Hawk
Atualmente, a etapa final do desmonte do avião C-105A FAB 2808 em Surucucu envolve o içamento da fuselagem, que está sendo feita por um helicóptero Black Hawk da própria Força Aérea Brasileira. Essa remoção final destaca os desafios de acessar áreas isoladas e a importância de um planejamento logístico bem estruturado. O transporte da fuselagem para a Base Aérea de Roraima exige recursos adequados, condições climáticas favoráveis e pessoal capacitado para garantir segurança e eficiência.
Desafios e importância desse desmonte
Essa operação em Surucucu mostra a capacidade da FAB de enfrentar adversidades logísticas e a importância de manter a frota sempre pronta. Ao içar a fuselagem e recuperar peças, a FAB reafirma seu compromisso com a gestão de ativos e a continuidade das missões aéreas, mesmo em locais remotos. Além disso, a operação reforça a necessidade de estratégias eficazes para lidar com aeronaves acidentadas em regiões de difícil acesso.
Histórico do C-105A FAB 2808: aquisição e acidente único
A Força Aérea Brasileira adquiriu doze aeronaves C-105A Amazonas em 2005 para substituir os antigos C-115 Búfalo. A primeira unidade, FAB 2800, foi entregue em outubro de 2006. Já o FAB 2808, foco desta operação, foi entregue em setembro de 2008, sendo fabricado em Sevilha, Espanha. Em 27 de fevereiro de 2016, após cerca de 7 anos e 5 meses de operação, o FAB 2808 sofreu um acidente durante o pouso no aeródromo de Surucucu. Como resultado do colapso do trem de pouso, a aeronave saiu da pista, resultando na perda total da estrutura. Felizmente, não houve feridos. Até hoje, esse é o único acidente grave envolvendo um C-105A Amazonas na FAB que causou a perda total da aeronave.
Finalizando sobre o desmonte do avião C-105A FAB 2808 em Surucucu
Em suma, o desmonte do avião C-105A FAB 2808 em Surucucu simboliza a dedicação da Força Aérea Brasileira em preservar a operacionalidade de sua frota. Além disso, reforça como é fundamental um planejamento eficiente em operações logísticas complexas. Vale ressaltar que, ao realizar o içamento da fuselagem e o reaproveitamento de peças, a FAB comprova seu compromisso com a sustentabilidade e a segurança das missões aéreas no Brasil. Por fim, mesmo em locais isolados e de difícil acesso, a FAB garante que a recuperação de ativos seja feita com o máximo de cuidado e responsabilidade.
Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!