Desorientação espacial.
Posso instalar um pêndulo para referência vertical em meu avião?
A resosta é: Não!.
A referência ‘vertical’, geralmente significa a direção do piso da aeronave e não do solo abaixo dela.
Um teste simples: ao voar de jato- ou qualquer outro avião-, feche os olhos durante uma curva e tente adivinhar, sem olhar pela janela, se o avião continua inclinado virando e em que momento ele volta à posição normal.
É praticamente impossível, especialmente se o comando do piloto for suave.
Pois bem, essa á uma típica confusão espacial, porque a força gravitacional durante as curvas sofre influência da força centrífuga fazendo com que a força resultante do sistema vetorial aponte para o piso do avião, por isso o copo com água se mantém ‘nivelado’ durante a curva e é possível andar pelo avião ‘normalmente’, apesar da inclinação real em relação ao solo.
A desorientação espacial, portanto, não pode ser resolvida por um pêndulo, porque este apontará sempre, a direção da força resultante, conjugação de todas as forças vetoriais do sistema e, não, da força gravitacional, que indicaria a direção do solo, o verdadeiro ‘para baixo’.
Na realidade, o único instrumento que consegue se manter ‘orientado’ é o giroscópio e, por isso, é usado para produzir o ‘horizonte artificial’.
Fique vivo. Voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário.
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Demonstração da Esquadrilha da Fumaça em Iracemápolis no dia 3 de maio 2025
Visitação aberta do projeto Hangar 2º EIA será no dia 24/04, com ingresso solidário e…
Em 2025, os acidentes aéreos no Brasil ocorrem a cada 46,5 horas; maioria envolve aeronaves…
Helicóptero de R$ 50 milhões de Neymar está impedido de voar pela Anac
O Voo Iberia 0379 entra em emergência após alerta de destroços de foguete
A AVFAB conquista vitórias importantes com novo site e registro de marca junto ao INPI