A tecnologia de comprimir o ar atmosférico e jogar dentro da cabine é chamada de pressurização e começou a ser realizada em 1938 com o Boeing 307. Isso existe para que a aeronave economize combustível e voe tranquilamente em altas alturas, onde o ar é rarefeito. Quando ouvir aquele aviso de ‘em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente’, não ignore. A despressurização pode matar rapidamente, bastam 15 segundos.
Em 2008, um Boeing 737 da Ryanar sofreu uma despressurização aguda em um voo para Barcelona. Passageiros relatam que sentiram uma lufada de ar gelado no rosto, como se a porta do avião tivesse sido aberta. Para ajudar, muitas máscaras não caíram e as que caíram estavam sem o oxigênio. Os 168 passageiros sobreviveram porque a aeronave voava a apenas 6,7 km de altura.
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
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