Categories: Notícias

Despressurização em Voo / Piloto José Passarelli

Pense com o comandante.

Pense com o comandante

Despressurização em voo

Existe um motivo para os aviões comerciais voarem tão alto. A grandes altitudes, o ar é rarefeito, o que diminui a resistência de arrasto e a aeronave consegue voar mais depressa, economizando combustível (querosene de aviação). É comum os voos nivelarem a uma altura de 12 km de altura, FL400 (40.000 pés). O problema é que, quanto mais alto, menor é a pressão atmosférica. Para que os passageiros não morram sufocados, o ar é bombeado e pressurizado na cabine e estabilizado em 8.000 pés (2.400 metros ).

Esse sistema foi introduzido em 1938 no Boeing 307 para voos comerciais. Todavia, nem tudo é perfeito e essa consagrada tecnologia pode falhar. É por esse motivo que você recebe instruções dizendo que, em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente do teto. É algo que não assusta tanto quanto uma pane na turbina, por exemplo. Ledo engano: a despressurização pode matar, e rápido.

Ao contrário de outros tipos de sufocação, como o afogamento, é possível resistir vários minutos. Uma despressurização rápida faria você desmaiar em menos de 15 segundos. Em agosto de 2008, um Boeing 737 da companhia Ryanair, que ia para Barcelona, sofreu uma despressurização parcial da cabine. Para piorar, nem todas as máscaras de oxigênio caíram e, das que caíram, várias não liberaram oxigênio.

O que salvou os 168 passageiros do voo à Barcelona foi a altitude de tráfego da aeronave no momento do acidente, que voava a cerca de 6,7 km de altura, e isso permitiu ao piloto manobrar para 2,2 km acima solo, em que é possível respirar sem máscaras.

Quando voar mantenha seus cintos atados durante todo o voo até a parada da aeronave no gate de destino!


Boa viagem!

Avião não aceita erro, fique vivo, voe padrão cmte! 

Coluna do Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

ANAC suspende operações de Voepass: o que isso significa para os passageiros?

ANAC Emite Orientações aos Passageiros Afetados com a Suspensão dos Voos da Voepass

1 hora ago

Voepass Discorda da Suspensão pela ANAC e Diz Cumprir Todos os Requisitos de Segurança

Após Emitir Nota, a Voepass Reafirma Seu Compromisso com a Segurança Aérea e Rebate a…

2 horas ago

LATAM orienta passageiros afetados após suspensão das Operações Aéreas da Voepass pela ANAC

LATAM Dá Suporte a Passageiros Afetados, Após Suspensão Cautelar da Voepass

3 horas ago

Voepass Tem Operações Aéreas Suspensas pela ANAC em Todo o Brasil.

ANAC Suspende Operações Aéreas da Voepass, MAP Linhas Aéreas e PASSAREDO Transportes Aéreos.

8 horas ago

Força Aérea Real da Tailândia Realiza Pouso e Decolagem de Gripen em Rodovia e Reforça Escolha do Caça Sueco

Manobra estratégica de desempenho avalia o JAS-39C Gripen antes da decisão final de compra, superando…

23 horas ago

Novo Helicóptero Robinson R-88 com Capacidade para 10 Pessoas é Lançado no Mercado

Robson Helicopter surpreende mercado e lança novo helicóptero R-88 para 2 pilotos e 8 passageiros

1 dia ago