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Azul devolverá 11 aeronaves e 7 motores como parte de reestruturação via Chapter 11

Nos últimos dias, a Azul Linhas Aéreas anunciou a devolução de 11 aeronaves e 7 motores para seus arrendadores. Essa decisão integra um movimento de reestruturação financeira que busca, acima de tudo, equilibrar as contas e otimizar a operação. Além disso, a devolução de aeronaves reduz a exposição cambial e, consequentemente, abre caminho para uma frota mais eficiente e sustentável. Por fim, a empresa pretende concluir o processo até o final de 2025, garantindo que as viagens ocorram normalmente e sem prejudicar os passageiros.

Azul-Devolve-Avioes-e-Motores
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A Azul solicitou à Corte de Nova York autorização para devolver 11 aeronaves e 7 motores aos arrendadores. A lista inclui, principalmente, sete Embraer E‑190 e dois Boeing 737, além de outras duas aeronaves que não foram detalhadas. Essa medida integra, acima de tudo, o plano de reduzir cerca de 35% da frota futura e otimizar a estrutura de ativos.

A devolução visa cortar custos com manutenção, diminuir exposição cambial e melhorar eficiência operacional. A estratégia também inclui trocar aeronaves mais antigas por novos modelos, como o Embraer E‑2, com melhor economia de combustível.

Apesar do processo de reestruturação ainda estar em curso, a Azul garante que todas as operações aéreas, assim como os programas de fidelidade e os bilhetes já emitidos, continuarão normalmente. Além disso, a empresa reforça que, por ora, não existe previsão de demissões em massa ou cortes significativos na malha aérea, o que traz alívio para os funcionários e clientes. Por fim, a Azul esclarece que as medidas tomadas são apenas parte do processo de readequação, que visa assegurar a sustentabilidade e a solidez da empresa a longo prazo.

A empresa espera concluir o processo até o final de 2025 ou início de 2026. Em recente audiência, foi aprovado financiamento emergencial de US$ 250 milhões, liberando liquidez adicional para continuar operando normalmente.

  • Para os clientes: sem alterações em viagens, bilhetes e pontos TudoAzul.
  • Para a frota: redução de aviões inativos e substituição por modelos mais eficientes.
  • Para arrendadores: retomada de aeronaves antigas abre espaço para renegociação.
  • Para as finanças: desalavancagem com corte de dívida superior a US$ 2 bilhões.

Além de reduzir a frota e modernizar suas aeronaves, a Azul busca equilibrar as finanças para enfrentar desafios futuros. Para isso, a companhia pretende reduzir o capex (custo com manutenção) e aumentar a eficiência operacional. Enquanto a devolução de aeronaves avança, a Azul reforça que está comprometida com a segurança e o conforto de seus passageiros. Por fim, espera-se que a reestruturação traga mais solidez para a empresa, sem impactar negativamente quem depende de seus voos.

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