Porque dois dias alusivos aos Pilotos e Helicópteros ?
Eu estava em casa quando o telefone tocou há cerca de sete ou oito anos. Era um velho amigo que servia no CECOMSAER – Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
– Flemming, precisamos definir uma data para a Aviação de Asas Rotativas da FAB. O que vc acha desses episódios?
Me apresentou três. Dois deles diziam respeito a ações da FAB em missões da ONU. Eu achei muito interessante a terceira opção, o evento do incêndio do Andraus, que acabou se tornando o maior resgate aéreo por helicópteros civis na história mundial.
Nenhum grupo de pilotos atuando na aviação civil, em qlqr lugar do mundo, tinha feito nada parecido como o que aqueles doze pilotos de helicóptero fizeram.
Meu voto foi seco nos pilotos que, no dia 24FEV1972, resgataram cerca de 350 pessoas da morte naquele incêndio.
Eu tinha doze anos de idade e assisti a tudo aquilo pela TV.
Foi tenso.
Daí uns dias esse amigo volta a me ligar:
– Flemming, escolhemos a data de 03FEV pq em 1964 um H-19 teve uma pane em território hostil no Congo e seus tripulantes e passageiros estavam prestes a serem capturados por forças rebeldes. Outro H-19 fez o primeiro resgate por helicóptero, em combate, na história da FAB. Foi chumbo grosso.
Por esse motivo hoje se comemora, em 03FEV, o Dia da Aviação de Asas Rotativas.
Pensei comigo, mas e o pessoal do Andraus?
Levei a ideia ao então presidente da ABRAPHE, Cmte Faria.
– O que acha de a gente ter um Dia do Piloto de Helicóptero chancelado pela ABRAPHE?
Contei toda a história.
– Fechado! Vai ser 24FEV.
Não mexi na história. O que foi feito no Congo foi um ato de heroísmo. O que foi feito no Andraus tbm foi.
A ideia da FAB me acendeu a luz e como não optaram pelo evento de 1972, achei que seria justo a gente poder homenagear os pilotos que atuaram no Andraus.
Quem é mais antigo na aviação, e estamos falando em menos de dez anos, vai lembrar que nunca se falou em Dia do Piloto de Helicóptero ou Dia da Aviação de Asas Rotativas.
As datas surgiram muito próximas uma da outra e os bastidores pra gente dedicar datas para lembrar feitos heróicos é essa que vc acabou de ler.
Estavam naquele H-19 no Congo: 1º Ten Av Ércio Braga, 1º Ten Av Milton Naranjo, 3º Sgt João Martins Capela Junior e 3º Sgt Wilibaldo Moreira Santos.
Pilotos de helicóptero que atuaram no incêndio do Andraus: Portugal Motta, Negreiros, Zanini, Olendino, Leo Rozza, Judimar Piccoli, Silvio Monteiro, Hélio Fonseca, Thelmo Ayres, Cláudio Finatti, Walmir Sayão e Sérgio Bhering.
Recebam nossos aplausos e o reconhecimento de todos nós!
Abraço
Flemming
Coletivo prá cima. Cíclico á frente!
Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR