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Dicas de segurança para usar melhor o GPS na sua aeronave / AeroJota Classificados Aeronáutico.

GPS é um instrumento sumplementar de navegação

Pilote com responsabilidade.

GPS* é instrumento suplementar de navegação’

1- Nunca abandone sua navegação convencional, seja ela visual ou por instrumentos;

2- Mantenha a navegação escrita como ‘backup’ sempre, independente de o voo ser VFR* ou IFR*;

3- Se for utilizar um receptor portátil, evite colocá-lo em lugar que possa prejudicar seu voo, como no manche por exemplo, em especial para voos IFR: esse procedimento poderá causar desorientação espacial, principalmente se a aeronave não possuir um sistema de PA-piloto-automático;

4- Prepare a rota antes da decolagem, evite ficar programando e manipulando demasiadamente o GPS em voo, principalmente, se estiver voando sozinho;

5- Em rota, caso desconfie da integridade ou das informações exibidas na tela do GPS portátil, desconsidere seu receptor e passe a guiar-se por sua fonte básica;

6- Não siga exemplos de ‘amigos espertos’ que executam aproximações com GPS portáteis. Além de não serem homologados, esses equipamentos não possuem sistema de detecção de falha (RAIM), não fazem ajuste automático de escala de CDI (Indicador de Desvio de Curso) e não dispõem de dígitos suficientes para inserir posições com precisão;

7- A segurança dependem mais do piloto do que das regulamentações.

 Voo com GPS – Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global – é um sistema de posicionamento por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como informação horária, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de três satélites GPS (quatro ou mais para precisão maior).

* Voo VFR – Visual Flight Rules (Regras de Voo Visual) é o conjunto de procedimentos e regras utilizados na operação de aeronaves quando as condições atmosféricas permitem ao piloto controlar visualmente a altitude do aparelho, por referência ao horizonte, navegar, e assegurar a separação de obstáculos, terreno, água ou outros obstáculos, abaixo do seu nível de voo.

* Voo IFR – do inglês Instrument Flight Rules, Regras de Voo por Instrumentos, são o conjunto de regras das quais o piloto se utiliza para conduzir uma aeronave orientando-se pelos instrumentos de bordo – Velocímetro, Altímetro, Climb, Turn and Bank, Horiazonte Artificial mais os instrumentos de navegação, Giro Direcional, ADF, ILS, VOR -, ao invés de se orientar por referências visuais exteriores a essa aeronave.

RAIM – Monitoramento de Integridade Autônoma do Receptor – É um programa interno do GPS, que monitora as falhas de integridade do equipamento que podem ser uma conseqüência de anomalias provenientes do espaço, do usuário e do equipamento.

PS: Parâmetros de precisão do comte Sandro Fontoura.

Fique vivo, voe padrão comandante!

Coluna de JPassarelli.

AeroJota

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