Categories: Notícias

Em aviação o diabo mora no detelhe / Piloto de Avião José Passarelli

O Checklist pode ser modificado?

O piloto e o avião

Cuidado com o checklist

Em aviação o diabo mora no detalhe, o checklist pode ser modificado para adequar-se às características específicas de operação, da aeronave em questão, mas nunca encobrir defeitos não sanados.

Um Cessna 172 de um aeroclube do interior do Estado de São Paulo, estava com um problema no sistema elétrico, e sua bateria não adquiria carga total, sendo às vezes até difícil o acionamento do motor. O checklist original da aeronave manda, no pré-voo, acionar o sistema elétrico e baixar os flapes (semi-fowler, de acionamento elétrico por parafuso de rosca sem-fim). Ocorre que o abaixamento dos flapes eventualmente impedia o posterior acionamento do motor, por utilizar o final da carga da bateria.

O instrutor em sua boa fé, incluiu um item no ‘checklist’: ‘antes de cortar o motor, manter os flapes estendidos’. Visava com isto facilitar o próximo cheque pré-voo. A primeira vista, parecia ser uma boa ideia, mas vejamos: a aeronave passou a ser hangarada com os flapes estendidos, deixando à rosca do parafuso sem-fim exposta. Ora, desse modo, certamente haveria deterioração da mesma, tornando a operação dos flapes um esforço ainda maior ao pobre sistema elétrico, já anormal.

Note-se que além do fato deste procedimento ter sido adotado para encobrir um defeito que deveria ser sanado (bateria que não carregava normalmente), ainda vai frontalmente contra o que reza o checklit original que, no cheque após o pouso especifica ‘Flapes: recolhidos’ e depois não volta a falar em flapes; o que subentende-se, seja indicativo deixá-los recolhidos.

Leia o avião; pilote o manual!

Fique vivo; voe padrão comandante!

Condensado de artigo do comte Leandro Soares. Leia o avião; pilote o Manual!

Boa viagem!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Acidentes aéreos no Brasil em 2025, já preocupam autoridades

Em 2025, os acidentes aéreos no Brasil ocorrem a cada 46,5 horas; maioria envolve aeronaves…

57 segundos ago

Helicóptero de Neymar está proibido de voar.

Helicóptero de R$ 50 milhões de Neymar está impedido de voar pela Anac

1 hora ago

Voo Iberia 0379 declara emergência após alerta da FAA

O Voo Iberia 0379 entra em emergência após alerta de destroços de foguete

2 horas ago

AVFAB anuncia vitórias com novo site e marca registrada

A AVFAB conquista vitórias importantes com novo site e registro de marca junto ao INPI

5 horas ago

Aeroporto BHX de Birmingham enfrenta ventos de 80 km/h e pousos turbulentos

Pilotos lidam com ventos cruzados no Aeroporto BHX de Birmingham durante tempestade

19 horas ago

01 MAI 2025 – Esquadrilha da Fumaça em Charqueada–SP

Esquadrilha da Fumaça em Charqueada-SP: apresentação confirmada para o dia 1º de maio

1 dia ago