Categories: Notícias

Em aviação o diabo mora no detelhe / Piloto de Avião José Passarelli

O Checklist pode ser modificado?

O piloto e o avião

Cuidado com o checklist

Em aviação o diabo mora no detalhe, o checklist pode ser modificado para adequar-se às características específicas de operação, da aeronave em questão, mas nunca encobrir defeitos não sanados.

Um Cessna 172 de um aeroclube do interior do Estado de São Paulo, estava com um problema no sistema elétrico, e sua bateria não adquiria carga total, sendo às vezes até difícil o acionamento do motor. O checklist original da aeronave manda, no pré-voo, acionar o sistema elétrico e baixar os flapes (semi-fowler, de acionamento elétrico por parafuso de rosca sem-fim). Ocorre que o abaixamento dos flapes eventualmente impedia o posterior acionamento do motor, por utilizar o final da carga da bateria.

O instrutor em sua boa fé, incluiu um item no ‘checklist’: ‘antes de cortar o motor, manter os flapes estendidos’. Visava com isto facilitar o próximo cheque pré-voo. A primeira vista, parecia ser uma boa ideia, mas vejamos: a aeronave passou a ser hangarada com os flapes estendidos, deixando à rosca do parafuso sem-fim exposta. Ora, desse modo, certamente haveria deterioração da mesma, tornando a operação dos flapes um esforço ainda maior ao pobre sistema elétrico, já anormal.

Note-se que além do fato deste procedimento ter sido adotado para encobrir um defeito que deveria ser sanado (bateria que não carregava normalmente), ainda vai frontalmente contra o que reza o checklit original que, no cheque após o pouso especifica ‘Flapes: recolhidos’ e depois não volta a falar em flapes; o que subentende-se, seja indicativo deixá-los recolhidos.

Leia o avião; pilote o manual!

Fique vivo; voe padrão comandante!

Condensado de artigo do comte Leandro Soares. Leia o avião; pilote o Manual!

Boa viagem!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Dia 27 Novembro Inauguração do “Projeto Hangar 2º EIA”: Conectando Jovens ao Fascinante Mundo da Aviação em Itajubá–MG

"Projeto Hangar 2º EIA", será apresentado aos convidados nos dias 27 de novembro na cidade…

2 dias ago

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

5 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

6 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

6 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

6 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

7 dias ago