Existem dois tipos de pilotos: os que já tiveram uma desorientação espacial e os que ainda terão pela proa.
Os olhos são os principais responsáveis pela orientação do piloto durante um voo, uma vez que órgãos de equilíbrio nos ouvidos- denominados de canais semicirculares- e órgãos otólitos* não são muito eficazes como sensores de orientação durante o voo.
Voando IMC*, o piloto perde a sensação de equilíbrio e de orientação espacial fornecidos pelos olhos, que têm no horizonte a mais importante referência.
Considere isto um fato, todo piloto que voar IMC*, por mais experiência que tenha, vai sofrer em algum momento ou em alguma intensidade o problema da desorientação espacial.
É impossível evitar a ilusão completamente. Tudo o que ele deve fazer é evitar que as ilusões causem problemas.
Para prevenir riscos por desorientação, a recomendação é que o piloto se concentre nos instrumentos, minimize movimentos de cabeça, evite olhar muito tempo para baixo e, se possível for, voe em linha reta e nivelado durante um minuto ou mais.
Isso criará condições para que se dê um ‘tempo’ dos mecanismos de equilíbrio e estabilização do corpo, reforçando a fé do comandante nos instrumentos da aeronave, não por acaso, um dos pontos de apoio no horizonte artificial chama-se ‘linha de fé’.
Estudos indicam que, diante da impossibilidade de se evitar ilusões sensoriais, o que pode auxiliar o piloto a reconhecer o início da desorientação e se preparar para enfrentar tais ilusões é obter informações e estar atento ao tema.
* Otólitos são concreções de carbonato de cálcio presentes dentro de câmaras no aparelho vestibular do ouvido interno dos vertebrados e que têm a função de controlar a posição do corpo do animal, ou seja, manter o equilíbrio postural.
* Voo IMC– Condições meteorológicas expressas em termos de visibilidade, distância de nuvens e teto, inferiores aos mínimos especificados para o voo visual (VMC – Condições Meteorológicas de Voo Visual).
Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Viagem de Alexandre de Moraes à final do Paulistão reacende debate sobre limites no uso…
Ator icônico de Hollywood faleceu no dia 1º de abril de 2025. Sua interpretação como…
Infraero anuncia novo aeroporto internacional em São Paulo, com investimento de R$ 500 milhões. Localizado…
A Esquadrilha da Fumaça se apresenta no aniversário de 86 anos do Aeroclube de Rio…
Aeroclube de Limeira comemora 86 anos com apresentação da Esquadrilha da Fumaça e programação gratuita…
Dados do SIPAER mostram que o ano de 2024 registrou 175 acidentes aéreos e 153…