Notícias

Esquadrilha da Fumaça: 72 Anos de História e Realizações

Aniversário da Esquadrilha da Fumaça. 14 de Maio. 72 anos / AeroJota Classificados Aeronáutico.

AeroJota_Foto-Oficial-da-FAB

No dia 14 de maio de 2024, a Esquadrilha da Fumaça comemora 72 anos de história e realizações. Este é um marco significativo para a equipe e para a história da aviação militar no Brasil. A Esquadrilha da Fumaça teve sua origem pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Campos dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Origens e Evolução

AeroJota_T-6

Com as aeronaves North American T-6, eram executadas manobras de precisão como “loopings” e “tounneaux” com duas aeronaves. Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves e, finalmente, com quatro. Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”.

A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana. Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura próprios. Diante do elevado número de pedidos de demonstração, dava-se, então, o início da função de comunicação social da Esquadrilha, aumentando cada vez mais o número de cidades que passavam a conhecer a Força Aérea Brasileira (FAB), por seu intermédio.

AeroJota_Eda

Assim, a Esquadrilha da Fumaça foi aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais no Brasil e no exterior, até que em 1963 foi transformada em “Unidade Oficial de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira”, única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969. Naquele ano, a Fumaça recebeu sete jatos Super Fouga Magister que, por suas limitações técnicas, operaram até 1972.

Como não haviam abandonado o velho T-6, continuaram as apresentações até que, em 1976, após 1.272 demonstrações, o então Ministério da Aeronáutica resolveu não utilizar mais a aeronave. A partir daquela data, a Fumaça cessou suas atividades por um breve período.

AeroJota_Eda

Alguns anos mais tarde, já na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, o seu comandante incentivou a reativação da Fumaça. Após selecionar alguns instrutores, que passaram a treinar com os T-25 Universal que equipavam o Esquadrão de Instrução Aérea, colocou no ar o “Cometa Branco”, o qual incorporou os procedimentos de segurança e a doutrina da antiga Fumaça. A 10 de julho de 1980, aconteceu a primeira demonstração daquele grupo de instrutores, durante a cerimônia de entrega de espadins aos cadetes que, naquele ano, haviam ingressado na AFA.

AeroJota_Esquadrilha-da-Fumaca-T-27

Após 55 demonstrações, os “Tangões” passaram a incorporar a famosa fumaça e, em 21 de outubro de 1982, era criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). Em 8 de dezembro de 1983, foram adquiridos os Emb-312 Tucano da Embraer, aeronave utilizada até março de 2013.

Quero aproveitar e lembrar a você que o AEROJOTA, não é só eventos aéreos, temos peças produtos e serviços aeronáutico e você pode vender e comprar pelo site.

Atualizações e Reconhecimento

AeroJota_Fumaca-A-29

Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram. Embora com uma estrutura bastante diferenciada do início, a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo, procurando resguardar, hoje, os princípios que lhe deram sustentação ao longo da sua existência. Seguindo sempre os últimos avanços em sistemas aviônicos, em março de 2013, a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística das aeronaves A-29 Super Tucano.

AeroJota_Fumaca-A-29-Super-Tucano

As cores da bandeira do Brasil continuam a compor a pintura do novo avião, que ganhou tonalidades mais fortes e marcantes: a própria bandeira nacional é destacada na cauda do A-29, ressaltando o alto grau tecnológico da indústria brasileira e o excelente profissionalismo dos pilotos da Força Aérea, além de evocar o sentimento patriótico do público. Em julho de 2015, a Fumaça retomou sua agenda de demonstrações e realizou uma apresentação na cerimônia militar de entrega de espadins da turma Jaguar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.

AeroJota_Esquadrilha-da-Fumaca

O voo histórico no “Ninho das Águias” foi mais uma confirmação da forte ligação existente entre a Fumaça e os cadetes, uma vez que a instituição foi criada para incentivá-los a confiarem em suas aptidões. O momento marcou a retomada das demonstrações após a conclusão do “Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)”. Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça possui 72 anos de história e mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e exterior.

Diante do reconhecimento nacional e internacional, o EDA concretizou-se como instrumento de difusão da política de comunicação social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.

AeroJota

Recent Posts

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

2 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

3 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

3 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

3 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

4 dias ago

Fechamento Provisório do Aeroporto Santos Dumont Impacta na Aviação Comercial e Executiva na Cidade do Rio de Janeiro

Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…

4 dias ago