“Esteja em boa companhia sempre”
Quem nunca assistiu ao clássico ‘Top Gun’ ?
No filme, Tom Cruise e Val Kilmer são Maverick e Iceman, respectivamente, pilotos rivais que, em dado momento, precisam cooperar um com o outro numa batalha aérea. De volta ao solo, Iceman olha sério para Maverick, como se fosse continuar a rivalidade, mas sorri e diz: “Você pode ser meu ala!” Maverick retruca dizendo que Iceman é que deveria ser seu ala.
‘Wingman’ ou ala, é o piloto que voa ao lado do líder, como auxiliar.
Foi nessa época que ‘wingman’ ganhou popularidade. Quem passou por uma academia militar sabe bem o que digo. Em pouco tempo, o termo extrapolou seu uso e passou a designar também a pessoa que sai junto com um amigo para ajudá-lo numa paquera.
Há alguns anos, um estudo feito no Massachussets Institute of Technology (MIT) criou uma espécie de reality show de namoro, para testar se as pessoas de fato cooperavam na hora da busca por um parceiro. Convidaram estudantes heterosexuais ao laboratório e disseram que eles iriam conhecer ali alguém do sexo oposto, com quem poderiam sair, se quisessem.
A interação seria um trio: de um lado, uma pessoa com um ‘wingman’; do outro; a pessoa do sexo oposto. Primeiro, o voluntário espera seu ‘wingman’ interagir com o alvo sozinha; depois, é sua vez de interagir com o alvo. Enquanto não chega a sua vez, o voluntário lê um relatório sobre a pessoa com quem se encontraria. Parte desses relatórios descrevia alguém interessante, mas outra descrevia uma pessoa chata.Em seguida, o teste começava de verdade: na hora de ir conversar, o voluntário poderia escolher ir só ou com seu ‘wingman’.
Os resultados apresentaram um padrão consistente: quando o alvo não parecia interessante, as mulheres tendiam a ir com a dupla, enquanto os homens faziam exatamente o contrário- iam acompanhados quando se sentiam interessados. Ou seja, as mulheres usam um ‘wingman’ para criar barreiras, e os homens usam para reduzi-las.Em 80% dos casos, os participantes disseram que eles próprios ou conhecidos já haviam se envolvido em um relacionamento duradouro com ajuda de amigos; portanto, parece que, na hora da paquera, vale o lema dos três mosqueteiros: um por todos, e todos por um.
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…