Eu não perguntei.
Mas já me deparei com profissionais muito competentes que vieram me dizer:
– Flemming, vc não faz ideia de como eu curto o trabalho que escolhi pra pagar as minhas contas!
Não faço ideia? Será?!? A coisa é tão óbvia que até me surpreende quando a pessoa sente necessidade de falar aquilo que está estampado na testa!
Pro cara que ama o que faz, jamais tem tempo ruim. Um dissabor no trabalho, uma ordem mal dada ou uma regra mal escrita nunca abate o profissional de excelência. Muito pelo contrário, os óbices viram combustível pra ele encontrar argumentos pra fazer a coisa ainda mais prazeirosa e investir tempo e grana pra tornar a coisa mais simples e menos burocrática.
Outro dia estava pensando nos nomes que já trouxemos pra compor a parte cultural dos nossos EGEC – Encontro Gastro Etílico Cultural que fazemos no hangar.
Não me lembro de ter algum nome que não era absolutamente apaixonado pelo que faz. Ozires Silva, Panda, William Waack, Luiz Ricardo, Wagner, Cicaccio, Brogin e quase uma centena de tantos outros apaixonados.
Ah! Tem um nome que não citei pq descobri que a paixão pela grana é menor que a paixão pelo que faz. Mas deixa pra lá.
Um cara da ANAC veio me dizer que queria um determinado piloto pra falar de determinado assunto.
– Excelente nome! Baita cara!
Na sequência liguei pro aviador, que não tem 25k horas de jato, mas é um apaixonado pelo que faz.
– Fulano, passei seu contato pra ANAC! Eles querem que vc fale numa live!
Não. Embora não tenha o menor problema em indicar o Lito foi outro aviador que recebeu, emocionado, a notícia de que a ANAC tem a pretenção de ouvi-lo numa live.
A ótima meteorogista Sonia nunca me disse que preferia ter sido aviadora. Os excepcionais Controladores de Voo Mol, Herédia, Myron, Patrícia, Eric, Mariano e tantos outros, jamais me disseram que o maior sonho da vida deles era estar longe do controle dos nossos voos pra ser piloto. O mecânico que cuida das nossas máquinas, um dia me confidenciou:
– Flemming, adoro o que faço. Nunca me imaginei como piloto.
– Tá escrito na sua testa! Vc é bom pra kct no que faz!
Não me lembro de ter verbalizado exatamente essa resposta, mas certamente foi o que pensei.
Amo de paixão a atividade que escolhi e não me vejo em outra. Outros amam de paixão o que fazem.
Claro que já sofri, e sofro, algum tipo de preconceito por ter pago um preço diferente de $$$ para me tornar aviador. Embora tenha minha origem na aviação militar, conheço poucos aviadores civis, que respeito muito, que fizeram tanto pela aviação civil quanto eu.
Caraca! Estava aqui! Onde foi que eu deixei minha sacola da humildade?
Desculpe…
Tenho o maior respeito por caras que têm a coragem de batalhar e se expor usando argumentos justos e honestos pra melhorar nosso ambiente de voo.
Ainda preciso crescer um tantinho, espiritualmente, pra receber de braços abertos pilotos que se acham a última Coca-Cola gelada do deserto e não fazem absolutamente nada pra aviação, mas que não se importam em levantar a vinda do sofá só quando alguém se levanta pra fazer algo bacana.
Desculpa aí, se vc se sentiu ofendido por jamais ter feito nada de útil.
A aviação é um sistema que engloba uma porção de gente pra existir com segurança.
Achar que um está numa casta diferente de outro, pra mim, é um erro sem tamanho.
As regras são escritas pra atender propósitos operacionais e de segurança de todos os voos.
Posso pedir um favor a vc?
Quando vc estiver seguindo uma regra que siga requisitos puramente burocráticos, reúna bons argumentos e bota a boca no trombone!
Atrás de cada linha escrita por qlqr autoridade aeronáutica deveriam estar a operacionalidade de nossos voos e a segurança dos nossos voos.
Burocracia pura e simples não deveria caber no ambiente de voo.
Pergunte a quem é muito capacitado e apaixonado pelo que faz pra ajudar vc a mudar essa porra toda.
Eu não perguntei, mas sei bem a resposta da maioria.
Bons voos pra gente!
Abraço
Flemming
Coletivo prá cima. Cíclico á frente!
Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR
Queda do Embraer E-190 Foi Causada Pelo Sistema de Defesa Russo, Afirmam Autoridades Europeias
Avião Embraer E-190 pode ter sido abatido em voo. Fuselagem perfurada, levanta suspeitas
Força Aérea Brasileira e Museu Asas de um Sonho, Assinam Convênio para a Criação do…
CENIPA Inicia Investigação Sobre o Acidente Aéreo Com o Avião Piper PA 42 Cheyenne 400…
Avião Piper Cheyenne 400, um Bi Motor, cai 3km após a decolagem, na cidade de…
Feliz Natal Com a Canção Composta Especialmente Para Essa Noite. Por Ruy Flemming