EUA iniciam testes como novo avião do Juízo Final, um Boeing 747 8i

Jota

12 de setembro de 2025

Boeing 747 8i o Avião do Juizo Final

EUA iniciam testes como novo avião do Juízo Final, o E-4C SAOC – “Survivable Airborne Operations Center”, em português: Centro de Operações Aéreas Sobrevivente, desenvolvido a partir do Boeing 747-8I. A aeronave realizou seu primeiro voo em 7 de agosto de 2025, marcando o início de uma extensa campanha de ensaios em solo e no ar. Os testes devem prosseguir até 2026 e simbolizam um avanço decisivo na modernização da frota estratégica norte-americana.

Boeing-747-8i-o-Aviao-do-Juizo-Final
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O programa E-4C SAOC foi criado para substituir a frota de E-4B Nightwatch – Vigia Noturno -, derivada do 747-200 e em operação desde os anos 1970. Essas aeronaves desempenham um papel crítico, pois servem como centro de comando para o Presidente dos Estados Unidos, o Secretário de Defesa e a alta cúpula militar. Portanto, a missão do novo avião é assegurar a continuidade do comando mesmo diante de guerra nuclear, ataques cibernéticos ou catástrofes naturais.

O E-4C integra o sistema NC3 (Nuclear Command, Control and Communications), essencial para manter a transmissão de ordens militares em situações que inviabilizem os centros terrestres. Assim, reforça a doutrina de dissuasão nuclear dos Estados Unidos, demonstrando que o país permanece capaz de responder mesmo após ataques devastadores.

Em abril de 2024, o Pentágono assinou um contrato de US$ 13 bilhões com a Sierra Nevada Corporation (SNC). O objetivo é desenvolver e produzir a nova frota, além de prestar suporte inicial de manutenção. Além disso, o acordo prevê entregas até julho de 2036, estabelecendo um cronograma desafiador.

Para cumprir esse prazo, a SNC adquiriu cinco Boeing 747-8I da Korean Air. Quatro já se encontram em Dayton, Ohio, onde passam por modificações estruturais e tecnológicas. Entre elas estão sistemas de comunicações seguras, redundância elétrica, proteção contra pulsos eletromagnéticos e capacidade de reabastecimento em voo. Assim, o novo modelo terá condições de operar por longos períodos em ambientes hostis sem perder eficiência.

A escolha do 747-8I como base representa uma evolução significativa em relação ao antigo 747-200. Isso porque o modelo oferece maior autonomia, alcance ampliado e mais espaço interno. Portanto, há margem para instalar antenas de longo alcance, consoles de comando e sistemas avançados de energia.

Além disso, a SNC está ampliando suas instalações em Ohio com hangares dedicados à conversão dos aviões. Dessa forma, pretende acelerar o processo e garantir que o contrato seja cumprido no prazo estipulado.

A mídia internacional apelidou o modelo de “Doomsday Plane” – Avião do Juízo Final -, justamente pela missão de garantir o comando estratégico em caso de guerra nuclear. Portanto, a entrada em operação do E-4C SAOC será um marco na próxima década.

Especialistas ressaltam que a existência dessa plataforma reforça a doutrina de dissuasão nuclear. Assim, mesmo diante de um ataque devastador, os Estados Unidos terão condições de manter a cadeia de comando. Dessa forma, o novo E-4C mostra como a tecnologia aeroespacial continua vital para a segurança nacional em um mundo de tensões crescentes.

Boeing 747 8i o Avião do Juizo Final
Boeing 747 8i o Avião do Juizo Final

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