Helicóptero da FAB faz evacuação aeromédica no litoral de Pernambuco e salva tripulante grego
Esquadrão Falcão realiza evacuação aeromédica da FAB no litoral de Pernambuco
A evacuação aeromédica da FAB no litoral de Pernambuco envolveu uma operação em alto-mar e reforçou a prontidão das equipes de busca e salvamento. Na noite de sábado (06/12), a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, iniciou uma evacuação aeromédica (EVAM) que resultou no resgate de um tripulante grego em estado grave a bordo do Navio Mercante Minerva Epilda.

Como ocorreu a evacuação aeromédica da FAB no litoral de Pernambuco
A aeronave decolou ainda durante a madrugada, partindo de Natal (RN) em direção a Recife (PE). Nesse primeiro trecho, a tripulação realizou o deslocamento para posicionar o helicóptero mais próximo da área de operação. Em Recife, a equipe fez o reabastecimento necessário para o prosseguimento da missão em alto-mar.
Em seguida, a aeronave seguiu para o ponto de encontro com o navio mercante. Naquele momento, o Minerva Epilda estava a cerca de 100 milhas náuticas (aprox. 161 km), da capital pernambucana, o que exigiu coordenação precisa entre as equipes envolvidas. Após o resgate a bordo do navio, o paciente foi transportado de volta para Recife. Por fim, o tripulante foi desembarcado para receber atendimento especializado em um hospital.
Estado de saúde do comandante antes do resgate
O comandante da embarcação apresentava sintomas severos havia cinco dias. Mesmo assim, o tratamento inicial realizado a bordo não resultou em melhora do quadro clínico. Além disso, a persistência dos sintomas indicava que a situação poderia se agravar rapidamente.
Diante desse cenário, a tripulação e as autoridades passaram a considerar a evacuação aeromédica como a alternativa mais segura. Por isso, houve o acionamento das estruturas responsáveis por coordenação de busca e salvamento na região.
Acionamento de Salvamar Nordeste, Salvaero Recife e COMAE
Diante do agravamento do estado de saúde e da manutenção dos sintomas, o Salvamar Nordeste solicitou ao Salvaero Recife a realização da evacuação aeromédica. O Salvaero Recife, órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), recebeu o pedido formal. Em seguida, encaminhou a demanda para o Comando de Operações Aeroespaciais.
A partir dessa solicitação, o COMAE engajou prontamente o helicóptero para o cumprimento da missão. Assim, coordenou-se toda a cadeia de ações, desde a decolagem inicial até o resgate em alto-mar e o retorno do paciente para Recife.
Missão reforça o papel da FAB em busca, salvamento e evacuação aeromédica
A evacuação aeromédica da FAB no litoral de Pernambuco reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira com a atuação rápida, precisa e integrada em missões de Busca e Salvamento (SAR). Além disso, a operação evidencia a importância da FAB na preservação da vida em situações de emergência.
Dessa forma, a atuação da Força Aérea se estende tanto ao território brasileiro quanto às áreas sob responsabilidade operacional do país. Em ambos os casos, a pronta resposta em missões como essa demonstra a capacidade da FAB de atender ocorrências complexas e urgentes em alto-mar.

Fonte: Salvaero Recife
Edição: Agência Força Aérea
Fotos: 1º/8º GAV
Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!





