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eVTOL da Embraer fará trajeto Faria Lima–Guarulhos em 13 min

Embraer apresenta cabine do eVTOL e reforça otimismo com o projeto

Durante evento recente, executivos da Embraer revelaram a cabine física do eVTOL – também conhecido como “carro voador” – e reiteraram a confiança no sucesso da iniciativa conduzida pela Eve Air Mobility. A subsidiária, que nasceu como um spin-off da Embraer em 2020, já acumula 2.800 pedidos de aeronaves, feitos por 28 clientes de nove países diferentes.

Carro-Voador-da-EVE_imagem-ilustrativa
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Além disso, a companhia estima que essas encomendas poderão gerar até 14 bilhões de dólares em receita líquida. A expectativa é de que os primeiros voos comerciais ocorram em 2026, após a devida certificação junto à Anac e à FAA.

Segundo Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Sênior da Eve, o modelo deverá permitir trajetos rápidos em grandes cidades. Por exemplo, o percurso entre a Avenida Faria Lima, em São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos poderá ser feito em apenas 13 minutos. Atualmente, esse mesmo trajeto pode levar até duas horas de carro, dependendo do trânsito.

Carro-Voador-da-EVE_imagem-ilustrativa
Carro-Voador-da-EVE_imagem-ilustrativa

Além de prático, o veículo será sustentável. Isso porque o eVTOL da Embraer terá propulsão elétrica e será muito mais silencioso do que os helicópteros convencionais. O alcance estimado da aeronave é de 100 quilômetros, o suficiente para atender demandas urbanas e intermunicipais.

Atualmente, o projeto do eVTOL mobiliza cerca de 700 engenheiros da Embraer, sendo considerado o principal vetor de inovação e crescimento de longo prazo da empresa. Os executivos explicam que o modelo deverá decolar e pousar automaticamente, o que facilitará o treinamento de pilotos e, futuramente, permitirá operações autônomas.

Contudo, há grandes desafios a superar. Entre eles, o desenvolvimento de motores, baterias e hélices que atendam aos padrões exigidos para esse novo tipo de aeronave, já que diferem bastante das tecnologias usadas na aviação tradicional.

A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, foi identificada pela Embraer como um dos mercados mais promissores para o uso do eVTOL. De acordo com estimativas da Eve, o município comportaria até 245 unidades, operando em 37 vertiportos com mais de 100 rotas. Isso resultaria em 4,5 milhões de passageiros por ano e geraria aproximadamente 220 milhões de dólares em receita.

Além disso, diversas cidades globais já estão na rota da Eve. Entre elas estão Miami, Londres e, naturalmente, São Paulo e Rio de Janeiro. Empresas como United Airlines, BAE Systems, Helisul, Blade e Avantto figuram entre os parceiros estratégicos da fabricante.

O eVTOL da Embraer representa uma revolução na mobilidade urbana. Com preço estimado entre dois e quatro milhões de dólares por unidade, o modelo promete transformar o transporte aéreo em grandes cidades.

A expectativa é que, com operações iniciadas já em 2026, a mobilidade aérea urbana entre de vez em uma nova era, mais limpa, eficiente e conectada com as necessidades da população dos grandes centros.

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