Existiu o Phantom I?
Sim, existiu.
Foi o McDonnell FD/FH Phanton, o primeiro jato da Marinha norte-americana e também o primeiro jato e o primeiro avião naval da McDonnell.
Utilizava dois motores Westinghouse 19XB2B com empuxo unitário de 5,12 kN, e seu armamento estava composto por quatro metralhadoras .50 instaladas no nariz.
O primeiro voo foi realizado em 26 de janeiro de 1945. Foram encomendadas 100 aeronaves, que com o fim da guerra foram reduzidas a 30, mas depois essa quantidade dobrou.
Quando a designação da McDonnell mudou de FD para FH, o Phantom passou a ser FH-1.
O único esquadrão da Marinha a utilizar o Phantom foi o VF-17A, redesignado mais tarde como VF-171, e o único esquadrão dos Fuzileiros foi o VMF-122.
O Phantom foi retirado do serviço ativo em julho de 1950, passando a ser utilizado para treinamento de pilotos por sete unidades da Reserva, até julho de 1953.
Leia o Avião. Voe o Manual. Fique Vivo! Voe Padrão Comandante.
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Após a suspensão da Voepass pela Anac, Airbus A319 pousará na ilha para transportar mais…
Aeronaves da Voepass são recolhidas para Ribeirão Preto após suspensão da ANAC
Decisão afeta cidades de oito estados e inclui mudanças em rotas e frota da companhia.
ANAC Emite Orientações aos Passageiros Afetados com a Suspensão dos Voos da Voepass
Após Emitir Nota, a Voepass Reafirma Seu Compromisso com a Segurança Aérea e Rebate a…
LATAM Dá Suporte a Passageiros Afetados, Após Suspensão Cautelar da Voepass