KC-390 e KC-30 da FAB entram em ação para transportar ajuda humanitária brasileira a Cuba
A FAB envia ajuda a Cuba com KC-390 e KC-30 em uma missão que chamou atenção pela combinação de duas aeronaves com características bastante diferentes. A operação começou no Rio Grande do Sul e envolveu uma sequência logística preparada para atender uma necessidade urgente fora do Brasil.
Primeiro, a Força Aérea Brasileira mobilizou o KC-390 Millennium a partir da Base Aérea de Canoas. Depois, um C-30, versão militar do Airbus A330-200, deixou o Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Embora tenham partido de locais diferentes, os dois aviões seguiram para o mesmo destino no Caribe.
Somados, os voos transportaram 48 toneladas de leite em pó até Santiago de Cuba. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) forneceu os alimentos, enquanto a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, coordenou a operação. Segundo o governo federal, a doação busca amenizar o grave desabastecimento enfrentado pela população cubana.

Dois aviões, duas capacidades diferentes
A FAB dividiu a missão em dois voos e aproveitou as características operacionais de cada modelo empregado na missão.
Primeiro, um KC-390 Millennium decolou da Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. A aeronave deixou a unidade às 14h10 de segunda-feira, dia 13, transportando 16 toneladas de leite em pó.
Depois, um C-30 assumiu a segunda etapa da operação. O avião, uma versão militar do Airbus A330-200, partiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Nesse voo, levou as 32 toneladas restantes, também com destino a Santiago de Cuba.
A Força Aérea Brasileira confirmou o emprego do KC-390 Millennium e do C-30. No entanto, não divulgou publicamente as matrículas militares dos dois aviões utilizados na operação.

Por que utilizar dois modelos de aeronaves?
A operação também mostra como a FAB combina diferentes plataformas de transporte conforme as necessidades logísticas de cada missão.
O KC-390 Millennium atua principalmente em missões táticas. Além de transportar cargas e tropas, a aeronave pode realizar evacuação aeromédica, lançamento de paraquedistas, combate a incêndios florestais, reabastecimento em voo e operações em pistas semipreparadas.
Por outro lado, o KC-30 atua sobretudo em missões estratégicas de longa distância. Como possui maior autonomia e capacidade de transporte, a aeronave pode levar passageiros, equipamentos militares e grandes volumes de carga.
Assim, a combinação dos dois aviões amplia as possibilidades operacionais da Força Aérea Brasileira. A FAB pode escolher a plataforma mais adequada para cada situação, desde missões dentro do território nacional até operações internacionais de longa distância.

Missão amplia uma sequência recente de ajuda a Cuba
A operação com o KC-390 e o C-30 não representa a primeira ação humanitária brasileira destinada a Cuba em 2026. Em janeiro, o Brasil entregou vacinas, medicamentos e insumos estratégicos de saúde ao governo cubano. A carga chegou ao Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, no dia 23 daquele mês.
No mês seguinte, o governo brasileiro realizou uma nova doação de medicamentos para apoiar o tratamento de pacientes com tuberculose. Portanto, o transporte das 48 toneladas de leite em pó amplia uma sequência recente de iniciativas voltadas ao abastecimento alimentar e ao sistema público de saúde cubano.
Nesse novo envio, porém, o destaque aeronáutico ficou por conta do emprego conjunto de dois modelos importantes da aviação de transporte da FAB. Enquanto o KC-390 levou a primeira parte da carga, o C-30 transportou o volume restante até Santiago de Cuba.
Além disso, o governo federal informou que analisa novas doações de alimentos e medicamentos. Assim, outros envios poderão ocorrer caso as autoridades brasileiras aprovem a continuidade da cooperação humanitária.






