Aeroporto brasileiro é fechado pela FAB e passageiros enfrentam filas inesperadas
Decolagens travadas após ordem da FAB: Aeroporto brasileiro vira alvo de restrição aérea
A FAB fecha espaço aéreo de Aeroporto e surpreende passageiros que tentavam viajar na manhã desta quinta-feira (4). A decisão inesperada provocou filas de aeronaves, atrasos em pousos e decolagens e aumentou a incerteza entre usuários, que não entendiam a paralisação.
Um Aviso aos Aeronavegantes (NOTAM), emitido de última hora pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), determinou a suspensão do tráfego aéreo em toda a região. Assim, passageiros e companhias aéreas acabaram pegos de surpresa. O resultado imediato foi um cenário incomum: voos impedidos de sair, confusão no pátio e equipes de solo sem respostas imediatas para oferecer ao público.
Passageiros aguardaram explicações enquanto aviões acumulavam no pátio
Enquanto aeronaves permaneciam em solo, passageiros buscavam entender o que motivava o bloqueio. O clima de ansiedade cresceu porque ninguém sabia quando as operações recomeçariam. Além disso, a comunicação considerada falha aumentou a desorientação de todos que aguardavam informações.
A restrição vigorava de forma integral e não permitia exceções para voos comerciais. Dessa forma, aviões continuavam parados com tripulações aguardando uma autorização que parecia não chegar. A cada minuto, novas filas se formavam, e a rotina de um aeroporto movimentado simplesmente congelou no tempo.
FAB fecha espaço aéreo de Aeroporto durante visita presidencial em BH
Pouco depois, surgiu a explicação oficial. O bloqueio fazia parte da segurança preparada para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Belo Horizonte. Para reforçar a proteção durante o evento no Aglomerado da Serra, o DECEA delimitou uma área de cinco milhas náuticas, cerca de 9,2 quilômetros, a partir do Aeroporto da Pampulha.
Nesse raio, apenas aeronaves diretamente ligadas ao evento presidencial receberam autorização para voar. As exceções incluíam missões de segurança pública e operações da Defesa Civil, mas sempre com liberação da torre de controle. Além disso, drones também foram proibidos de sobrevoar a região durante a vigência do NOTAM.
Fila de aeronaves e polêmica sobre a restrição
A suspensão deveria durar das 07h00 às 14h00. No entanto, por volta de 07h45, autoridades autorizaram a retomada das operações. Nesse curto período, mais de dez aeronaves já aguardavam liberação para decolar. O impacto imediato gerou atrasos acumulados ao longo da manhã e causou reclamações de passageiros.
Para muitos usuários frequentes, a medida pareceu desproporcional. Em situações semelhantes, normalmente ocorre prioridade para pousos e decolagens, e não o fechamento completo de um aeroporto. Especialistas, inclusive, levantaram a hipótese de erro na definição das coordenadas. Em vez de centralizar a restrição no Aglomerado da Serra, o bloqueio teria recaído diretamente sobre a Pampulha.
Concessionária confirmou decisão da FAB
A CCR, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional da Pampulha, confirmou que a FAB determinou a paralisação. A empresa destacou que o NOTAM é um instrumento internacional utilizado para comunicar restrições temporárias e assegurar a segurança de operações especiais.
Mesmo com a normalização das atividades logo após as 07h45, os reflexos permaneceram por horas. Voos acumularam atrasos e passageiros seguiram insatisfeitos. A medida, inédita para muitos frequentadores da Pampulha, deixou no ar uma dúvida incômoda: teria sido realmente necessário interditar totalmente um aeroporto tão movimentado? Além disso, os impactos não se limitaram ao Aeroporto da Pampulha. Aeronaves que decolariam de outros terminais com destino à Pampulha também ficaram impedidas de sair, já que o NOTAM determinava a restrição até as 14h00.
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