FAB localiza girocóptero com ajuda do ELT na Paraíba

Jota

1 de setembro de 2025

FAB Localiza Girocóptero caído em Santa Rita-PB_imagem SALVAERO FAB

FAB localiza giróptero com ajuda do ELT na Paraíba. O Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), sediado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília–DF, acionou no dia 28 de agosto a operação de busca de uma aeronave de matrícula PU GCR – Papa |Uniforme – Golf Charlie – Romeo – um girocóptero – que precisou realizar pouso forçado em um canavial, na região de Nossa Senhora do Livramento, em Santa Rita–PB. As equipes localizaram os ocupantes em segurança, e o episódio reforçou a eficiência do sistema de busca e salvamento.

FAB Localiza Girocóptero caído em Santa Rita-PB_imagem SALVAERO FAB
FAB Localiza Girocóptero caído em Santa Rita-PB_imagem SALVAERO FAB

O BRMCC recebeu o alerta de forma imediata porque a radiobaliza de emergência ELT – Emergency Locator Transmitter, ou em português, Transmissor Localizador de Emergência -, transmitiu o sinal de socorro em tempo real. O equipamento, instalado em aeronaves, funciona automaticamente em caso de impacto, mas também pode ser acionado manualmente pelo piloto ou tripulante. Dessa forma, o dispositivo garante que as autoridades recebam os dados sem demora e iniciem a resposta rapidamente.

Satélites do sistema internacional COSPAS-SARSAT captaram os sinais do ELT e os retransmitiram para estações terrestres chamadas LUTs (Local User Terminals). Em seguida, o BRMCC recebeu os dados e repassou a informação ao Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (ARCC) responsável pela região. Logo depois, o ARCC Recife iniciou a coordenação da operação de busca e salvamento, mobilizando recursos de imediato. Além disso, o fluxo bem estruturado garantiu precisão e eficiência no atendimento.

O Chefe da Divisão de Busca e Salvamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major Aviador Bruno Vieira Passos, explicou que manter a radiobaliza de emergência ELT cadastrada no sistema INFOSAR – Sistema de Cadastro Brasileiro de Balizas de Emergência -,é fundamental. Segundo ele, quando os dados estão atualizados, as equipes confirmam rapidamente a veracidade dos sinais e enviam recursos de maneira imediata. Caso contrário, o processo pode atrasar, mobilizar esforços desnecessários e até comprometer a identificação de uma emergência real. Portanto, atualizar o registro é decisivo para garantir eficiência.

O sistema INFOSAR, administrado pelo DECEA, possibilita o cadastro de balizas de emergência 406 MHz, incluindo ELT para aeronaves, EPIRB – Emergency Position-Indicating Radio Beacon, ou em português, Radiobaliza Indicadora de Posição de Emergência -, para embarcações, PLB – Personal Locator Beacon, ou em português, Baliza Pessoal de Localização -, de uso pessoal e dispositivos SEND – Satellite Emergency Notification Device, ou em português, Dispositivo de Notificação de Emergência via Satélite -. O registro, com validade de 24 meses, precisa ser renovado obrigatoriamente dentro do prazo. Assim, a rastreabilidade permanece ativa e evita falhas na comunicação de emergência. Além disso, o Brasil mantém conformidade com normas internacionais de busca e salvamento, como o Anexo 12 da OACI – Organização da Aviação Civil Internacional e o Manual IAMSAR – International Aeronautical and Maritime Search and Rescue Manual, ou em português, Manual Internacional Aeronáutico e Marítimo de Busca e Salvamento.

Fonte: DECEA, por Tenente Martorano
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Fotos: SALVAERO Recife e Marcelo Alves / DECEA

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!