Museu Aeroespacial Paulista decola com a FAB na LABACE 2025
Campo de Marte será o futuro endereço do MAPA
FAB participa da LABACE com espaço do MAPA Museu Aeroespacial Paulista entre os dias 5 e 7 de agosto 2025, durante a 20ª edição da Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (LABACE). O evento será realizado na região do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, mais precisamente no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, PAMA SP, que também será o futuro endereço do Museu Aeroespacial Paulista (MAPA). Esta será, portanto, a primeira participação oficial da Força Aérea Brasileira no evento, considerado o maior da aviação executiva na América Latina.
Espaço do MAPA terá atrações imersivas e aeronaves históricas
Durante o evento, a Força Aérea Brasileira apresentará um espaço especial dedicado ao MAPA, cuja inauguração está prevista para 2027. Nesse estande, os visitantes poderão vivenciar experiências imersivas. Além disso, será possível conhecer de perto quatro aeronaves históricas da 2ª Guerra Mundial: o P-47 Thunderbolt A-6, o BF 109 Messerschmitt, o Supermarine Spitfire JE J e o F4U Corsair 17-F-13. Para completar a exposição, também estarão disponíveis materiais históricos que preservam a memória da aviação de combate.
Exposição destacará a presença brasileira na guerra
Logo na entrada, os visitantes serão recepcionados com painéis que mostram a atuação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Em seguida, no estande do Museu Aeroespacial Paulista, MAPA, o público poderá conhecer todos os detalhes sobre o novo museu. Além disso, o espaço trará informações sobre a proposta do projeto, sua localização estratégica e os parceiros responsáveis pela iniciativa.
AMAPA apoia a estruturação e gestão do museu
A Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial Paulista (AMAPA) marcará presença com representantes que apoiam a preservação do patrimônio histórico da aviação. Durante a feira, eles irão divulgar iniciativas de participação comunitária e envolvimento institucional. “A AMAPA é a engrenagem que fará o MAPA funcionar, já que será responsável pela estruturação e gestão do Museu”, afirmou o Vice-presidente Felipe Savi.
Projeto busca integrar passado, presente e futuro
O Museu Aeroespacial Paulista MAPA terá 92 mil metros quadrados de área total. O projeto resulta de uma parceria entre a Força Aérea Brasileira, a Prefeitura de São Paulo e o Museu Asas de Um Sonho. Com isso, o objetivo é preservar a história da aviação nacional, ao mesmo tempo, em que promove cultura e educação aeroespacial. Além disso, a proposta oferece experiências interativas que aproximam o público do setor. Como efeito colateral positivo, o museu deverá impulsionar o desenvolvimento econômico da região e inspirar futuras gerações.
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans
Edição: Agencia Força Aérea
Fotos: Arquivo FAB
Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!