O Brasil também inspirou mudanças na aviação por questões tristes. Em 2006, o choque entre o jato EMB- Legacy e o Boeing da Gol – USA que matou 154 pessoas, levou a Força Aérea Brasileira – FAB, mudar procedimentos para evitar repetições da tragédia. Uma das razões que levaram ao acidente foi a falha de comunicação entre os controladores de voo brasileiros e os pilotos do jato, ambos americanos. Um não entendeu o outro e inseriram a aeronave na rota de colisão. A FAB matriculou os controladores em aulas de inglês. Além disso, foi instalado um tipo de alarme sonoro e visual nas telas dos radares nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo para alertar em caso de desaparecimento do número que identifica um avião. O do Legacy estava desligado no momento do choque em pleno ar.
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Pista do Aeroporto Metropolitano do Guarujá é finalizada e obras do terminal já começaram, aproximando…
Aeronáutica sugere que os slots da Voepass em Congonhas, atualmente inativos, sejam redistribuídos entre GOL,…
Nevoeiro em São Paulo atinge apenas a Zona Sul e causa redirecionamentos e cancelamentos de…
Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…
Encontro dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…
Fairchild PT-19 restaurado pelo Aeroclube de Garibaldi fará voo inaugural em 17 de maio de…