O Brasil também inspirou mudanças na aviação por questões tristes. Em 2006, o choque entre o jato EMB- Legacy e o Boeing da Gol – USA que matou 154 pessoas, levou a Força Aérea Brasileira – FAB, mudar procedimentos para evitar repetições da tragédia. Uma das razões que levaram ao acidente foi a falha de comunicação entre os controladores de voo brasileiros e os pilotos do jato, ambos americanos. Um não entendeu o outro e inseriram a aeronave na rota de colisão. A FAB matriculou os controladores em aulas de inglês. Além disso, foi instalado um tipo de alarme sonoro e visual nas telas dos radares nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo para alertar em caso de desaparecimento do número que identifica um avião. O do Legacy estava desligado no momento do choque em pleno ar.
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…
Muitas Perguntas, Poucas Respostas. O que já se sabe sobre a colisão em voo das…
Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…
Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…
Acidente aéreo nos EUA, infelizmente, não deixou sobreviventes
Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas