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Fique longe dos CBs Comandante / Piloto José Passarelli

Avião não aceita erro.

Avião não aceita erro!

Fique longe dos CBs comandante

1- A periferia de formações de CBs e trovoadas (e não apenas o seu interior) é uma área potencialmente perigosa para o voo. Está sujeita a rajadas, windshear (tesoura de vento) e súbito surgimento de novas formações.

2- CBs ‘embutidos ou encaixotados’ obscurecidos por espessas camadas de nuvens constituem verdadeiras ciladas para o piloto desprevenido.

3- Em caso de condições meteorológicas complicadas, uma simples consulta ao METAR não basta para um planejamento seguro de voo. É necessário inteirar-se de todos os avisos da meteorologia.

4- Uma pane de instrumento de atitude (horizonte artificial) em condições IFR (voo por instrumentos) torna-se mais difícil de ser administrada pelo piloto na presença de turbulência criada pela atividade de CBs e trovoadas na área.

5- Os procedimentos de observação meteorológica, visuais e instrumentais exigem por vezes atenção e cuidados especiais para não comprometerem a segurança do voo. É grande a responsabilidade dos observadores e do meteorologista, que devem estar atentos a detalhes como trovões e relâmpagos em qualquer setor, e a sinais de novas formações na área.

6- Radares são fontes de informações vitais a respeito de formações perigosas, e os de bordo são consequentemente suplementados pelos detectores de raios (stormscope). A interpretação das imagens depende de conhecimentos técnicos sobre as limitações do aparelho, e de conhecimentos básicos relativamente aos fenômenos meteorológicos que estão ocorrendo.

7- Com turbulência desacople imediatamente o PA (piloto automático), mantenha o avião nas mãos e não utilize os pedais, apenas efetue correções laterais e tente manter a linha imaginária longitudinal da aeronave até passar a turbulência.

Leia o avião; pilote o manual!

Fique vivo; voe padrão comte!

Coluna do Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

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