Categories: Notícias

Fique longe dos CBs Comandante / Piloto José Passarelli

Avião não aceita erro.

Avião não aceita erro!

Fique longe dos CBs comandante

1- A periferia de formações de CBs e trovoadas (e não apenas o seu interior) é uma área potencialmente perigosa para o voo. Está sujeita a rajadas, windshear (tesoura de vento) e súbito surgimento de novas formações.

2- CBs ‘embutidos ou encaixotados’ obscurecidos por espessas camadas de nuvens constituem verdadeiras ciladas para o piloto desprevenido.

3- Em caso de condições meteorológicas complicadas, uma simples consulta ao METAR não basta para um planejamento seguro de voo. É necessário inteirar-se de todos os avisos da meteorologia.

4- Uma pane de instrumento de atitude (horizonte artificial) em condições IFR (voo por instrumentos) torna-se mais difícil de ser administrada pelo piloto na presença de turbulência criada pela atividade de CBs e trovoadas na área.

5- Os procedimentos de observação meteorológica, visuais e instrumentais exigem por vezes atenção e cuidados especiais para não comprometerem a segurança do voo. É grande a responsabilidade dos observadores e do meteorologista, que devem estar atentos a detalhes como trovões e relâmpagos em qualquer setor, e a sinais de novas formações na área.

6- Radares são fontes de informações vitais a respeito de formações perigosas, e os de bordo são consequentemente suplementados pelos detectores de raios (stormscope). A interpretação das imagens depende de conhecimentos técnicos sobre as limitações do aparelho, e de conhecimentos básicos relativamente aos fenômenos meteorológicos que estão ocorrendo.

7- Com turbulência desacople imediatamente o PA (piloto automático), mantenha o avião nas mãos e não utilize os pedais, apenas efetue correções laterais e tente manter a linha imaginária longitudinal da aeronave até passar a turbulência.

Leia o avião; pilote o manual!

Fique vivo; voe padrão comte!

Coluna do Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

24 horas ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

1 dia ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

2 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

3 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

5 dias ago