FAB expõe aeronaves históricas e apresenta carreiras militares na Expointer
Expointer 2025 recebe participação inédita da Força Aérea Brasileira
A Força Aérea Brasileira (FAB) marca presença inédita na Expointer 2025, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio–RS. O evento, que segue até 7 de setembro, reúne milhares de visitantes, autoridades e expositores de todo o país. Além disso, em sua 48ª edição, a feira conta com a participação das três Forças Armadas, ampliando o contato da população com a rotina militar.
FAB apresenta aeronaves e equipamentos na Expointer
No espaço da FAB, o público pode conhecer de perto aeronaves emblemáticas, como o caça-bombardeiro AMX A-1 e o helicóptero UH-1H — popularmente chamado de Hzão ou “Sapão”. Esse último serviu por mais de cinco décadas em missões de resgate, transporte de tropas, cargas externa, ataque ao solo e apoio humanitário. Além disso, estão em exposição equipamentos de uso operacional, uniformes completos, capacetes de voo, uma caixa-preta de aeronave e até um balão meteorológico, itens que despertam curiosidade e rendem boas lembranças.
Oportunidades de ingresso na carreira militar
Entretanto, a presença da FAB na Expointer não se limita às aeronaves e equipamentos. Militares também estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre o ingresso na carreira. Assim, instituições como a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a Academia da Força Aérea (AFA) e a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) são apresentadas ao público. Dessa forma, jovens conhecem profissões como pilotos, engenheiros, controladores de tráfego aéreo e mecânicos de aeronaves.
Aproximação entre a FAB e a sociedade
Para o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, a participação é um marco. “Participar da Expointer pela primeira vez é uma oportunidade de mostrar o trabalho da Força Aérea Brasileira. Atuamos desde a defesa do espaço aéreo até operações de apoio à população, como as ações humanitárias realizadas após as enchentes no Rio Grande do Sul. Nossa presença aproxima a FAB da sociedade e possibilita que os jovens conheçam melhor as carreiras. Assim, podemos despertar vocações e fortalecer os laços com a comunidade”, afirmou.
Fonte: V COMAR, por Tenente Vernec
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Fotos: Tenente Vernec / V COMAR
Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!