Freedom Trainer disputa programa bilionário da Marinha dos EUA

Jota

3 de setembro de 2025

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Freedom Trainer: como Embraer e SNC querem transformar o futuro dos pilotos da Marinha dos EUA

O Freedom Trainer disputa programa bilionário da Marinha dos EUA e já chama atenção no setor de defesa. Desenvolvido pela Sierra Nevada Corporation (SNC), em parceria com a Embraer, o jato mira a substituição do McDonnell Douglas (atual Boeing) T-45 Goshawk. Além disso, reúne tecnologia atual, robustez estrutural e custos operacionais menores, elementos decisivos para moldar o treinamento naval das próximas décadas.

Novo Avião de Treinamento NAVAL Freedom Trainer EMBRAER e SNC_Crédito Imagem SNC
Novo Avião de Treinamento NAVAL Freedom Trainer EMBRAER e SNC_Crédito Imagem SNC

Apresentado em agosto de 2025, o Freedom nasceu como um projeto clean-sheet, sem adaptações de modelos existentes. Assim, a Sierra Nevada Corporation (SNC), o desenhou para requisitos específicos de operações embarcadas. Diferentemente de rivais, ele executa treinamento de touch-and-go – toque e arremetida -, e pousos completos em porta-aviões. Os aviões embarcados também executam toque e arremetida, mas apenas quando erram o gancho de parada, não fazem isso como treinamento. Dessa forma, os alunos treinam em condições reais desde o início, preservando aeronaves de combate e, consequentemente, ampliando a vida útil das frotas.

A estrutura do Freedom foi dimensionada para 16 mil horas de voo e cerca de 35 mil pousos em convés. Esses números evidenciam a meta de confiabilidade. Além disso, a SNC estima custos com motores até 40% menores que os atuais da Marinha. Por outro lado, o gasto de manutenção cai pela metade frente a treinadores exclusivamente terrestres. Portanto, o programa ganha previsibilidade, menos paradas e melhor aproveitamento das horas de instrução.

Segundo os fabricantes (Embraer e SNC), o Freedom entrega 30% a 40% mais duração de missão que concorrentes diretos. Consequentemente, cada voo produz mais treinamento útil. O jato utiliza dois Williams FJ44-4M, motores conhecidos na aviação executiva. Com isso, a redundância aumenta a segurança e supera o arranjo de motor único do T-45. Ainda, a combinação de eficiência e margem de potência fortalece a proposta em cenários de pouso embarcado.

Outro diferencial aparece no controle de dados do projeto. A Marinha receberá o Digital Technical Data Package, o que facilita modernizações sem depender exclusivamente dos fabricantes. Além disso, o Freedom adota arquitetura aberta, pronta para integrar sensores e aviônicos futuros. No treinamento, o pacote incluirá o ATARS – Airborne Tactical Augmented Reality System -, transforma o cockpit em um simulador de guerra aérea dentro do voo real. Assim, a aeronave projeta alvos e cenários virtuais em tempo real, elevando o realismo com segurança e menor custo.

O Freedom enfrenta adversários de peso no Undergraduate Jet Training System (UJTS) – nome do programa que vai decidir qual será o novo treinador a jato da aviação naval americana -. Estão no páreo o Boeing/SAAB T-7A Red Hawk, o Leonardo M-346N e o KAI T-50N Golden Eagle. Entretanto, somente o Freedom surgiu desde a prancheta para o ambiente naval. A Marinha pretende publicar o pedido de propostas até dezembro de 2025. Em seguida, o contrato deve sair em 2027, com a substituição de mais de 200 T-45 ao longo da próxima década.

A SNC e a Embraer já comprovam sinergia no A-29 Super Tucano, produzido também em Jacksonville, nos Estados Unidos. Esse histórico, portanto, adiciona credibilidade industrial ao Freedom. Além disso, demonstra capacidade de produção e logística em solo americano, requisito valorizado em programas dessa escala. Sobretudo, o passado conjunto reduz riscos percebidos e reforça a confiança na entrega.

Eficiência e realismo no centro

O Freedom Trainer disputa programa bilionário da Marinha dos EUA com proposta centrada em eficiência, durabilidade e realismo embarcado. Como resultado, o jato promete formar pilotos com mais horas úteis, menos custos e maior segurança. Por fim, a decisão do UJTS definirá não apenas um novo treinador, mas também o padrão de preparo das próximas gerações de aviadores navais. Nesse cenário, o Freedom surge como um candidato particularmente competitivo.

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Novo Avião de Treinamento NAVAL Freedom Trainer EMBRAER e SNC_Crédito Imagem SNC
Novo Avião de Treinamento NAVAL Freedom Trainer EMBRAER e SNC_Crédito Imagem SNC