Furto de helicóptero em Caxambu mobilizou forças de segurança no Sul de Minas Gerais na madrugada de 8 de fevereiro de 2026. Segundo relatos divulgados por veículos locais e nacionais, um homem entrou na área operacional do Aeroporto de Caxambu, acessou um helicóptero particular, e tentou colocá-lo em operação, mas a tentativa terminou com a aeronave danificada e vazamento de combustível.
O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta de 02h00, adotou medidas de prevenção contra incêndio e manteve o local preservado. Em seguida, a Polícia Militar assumiu a parte criminal e o CENIPA foi acionado para as providências técnicas ligadas ao evento aeronáutico, conforme informado em reportagens.

Comprimento da frase: 31.8% das frases contêm mais de 25 palavras, o que é mais do que o máximo recomendado de 25%. Tente encurtar as frases.
Como o suspeito entrou e por que a aeronave ficou danificada
De acordo com a apuração publicada, câmeras de segurança ajudaram a reconstituir a invasão do setor de aeronaves. Fontes relatam que o homem teria acessado a área restrita durante a noite, entrou no helicóptero e tentou realizar a decolagem, porém não sustentou a operação e a aeronave acabou caindo, segundos depois, ficando avariada ainda dentro do sítio aeroportuário.
As equipes identificaram vazamento de combustível e fizeram procedimentos para reduzir riscos imediatos. Além disso, as buscas iniciais não localizaram ocupantes no helicóptero, o que reforçou a hipótese de que o autor fugiu após a tentativa.
Prisão em São Lourenço e apreensões
Após a ocorrência, a Polícia Militar iniciou diligências e localizou o suspeito em São Lourenço (MG), cidade da mesma região. A Polícia informou que a identificação ocorreu com apoio das imagens do aeroporto e que, depois da prisão, os policiais apreenderam itens como celular, notebook e roupas ligadas ao momento do fato, além de registrarem vestígios de sangue no interior da aeronave, com atendimento médico ao detido por ferimento leve na mão, até a publicação dessa matéria, não foi divulgada o nome do suspeito preso.
O que ele alegou e a história citada sobre a Califórnia-EUA
Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, o homem confessou a tentativa e afirmou que é “entusiasta da aviação”. Ele também disse que possui licença de piloto, mas sem renovação/atualização. Além disso, o suspeito relatou aos policiais que, anos atrás, teria furtado um helicóptero nos Estados Unidos, conseguido pousar em uma praia e fugido em seguida.
O que a investigação precisa esclarecer
O caso chama atenção por envolver acesso não autorizado a uma área restrita de aeródromo e tentativa de operar uma aeronave privada. Agora, a apuração deve esclarecer como ocorreu a invasão, quais barreiras falharam e qual será o impacto operacional e administrativo para o aeroporto, além da responsabilização criminal do suspeito.







