Pilote sua aeronave com responsabilidade.
Pilote com responsabilidade
GPS é instrumento suplementar de navegação.
1- Nunca abandone sua navegação convencional, seja ela visual ou por instrumentos;
2- Mantenha a navegação escrita como ‘backup’ sempre, independente de o voo ser VFR ou IFR;
3- Se for utilizar um receptor portátil, evite colocá-lo em lugar que possa prejudicar seu voo, como no manche por exemplo, em especial para voos IFR: esse procedimento poderá causar desorientação espacial, principalmente se a aeronave não possuir um sistema de PA-piloto-automático;
4- Prepare a rota antes da decolagem, evite ficar programando e manipulando demasiadamente o GPS em voo, principalmente, se estiver voando sozinho;
5- Em rota, caso desconfie da integridade ou das informações exibidas na tela do GPS portátil, desconsidere seu receptor e passe a guiar-se por sua fonte básica;
6- Não siga exemplos de ‘amigos espertos’ que executam aproximações com GPS portáteis. Além de não serem homologados, esses equipamentos não possuem sistema de detecção de falha (RAIM), não fazem ajuste automático de escala de CDI (Indicador de Desvio de Curso) e não dispõem de dígitos suficientes para inserir posições com precisão;
7- A segurança dependem mais do piloto do que das regulamentações.
PS: Parâmetros de precisão do comte Sandro Fontoura.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Leia o Avião.
Voe o Manual.
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.