Categories: Notícias

GPS é um instrumento suplementar de navegação.

Pilote sua aeronave com responsabilidade.

Pilote com responsabilidade

GPS é instrumento suplementar de navegação.

1- Nunca abandone sua navegação convencional, seja ela visual ou por instrumentos;

2- Mantenha a navegação escrita como ‘backup’ sempre, independente de o voo ser VFR ou IFR;

3- Se for utilizar um receptor portátil, evite colocá-lo em lugar que possa prejudicar seu voo, como no manche por exemplo, em especial para voos IFR: esse procedimento poderá causar desorientação espacial, principalmente se a aeronave não possuir um sistema de PA-piloto-automático;

4- Prepare a rota antes da decolagem, evite ficar programando e manipulando demasiadamente o GPS em voo, principalmente, se estiver voando sozinho;

5- Em rota, caso desconfie da integridade ou das informações exibidas na tela do GPS portátil, desconsidere seu receptor e passe a guiar-se por sua fonte básica;

6- Não siga exemplos de ‘amigos espertos’ que executam aproximações com GPS portáteis. Além de não serem homologados, esses equipamentos não possuem sistema de detecção de falha (RAIM), não fazem ajuste automático de escala de CDI (Indicador de Desvio de Curso) e não dispõem de dígitos suficientes para inserir posições com precisão;

7- A segurança dependem mais do piloto do que das regulamentações.

PS: Parâmetros de precisão do comte Sandro Fontoura.

Fique vivo, voe padrão comandante!

Leia o Avião.

Voe o Manual.

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

2 dias ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

3 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

4 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

6 dias ago