Gripen F-39E FAB 4110: chegada a Navegantes mobiliza operação terrestre inédita

Jota

13 de junho de 2025

Desembarque-do-Gripen-F-39E-FAB-4110_Credito-Aviacao-em-Floripa

O novo caça Gripen F-39E FAB 4110 chegou ao Porto de Navegantes na tarde de 12 de junho e logo deu início à fase mais delicada da operação. Primeiramente, técnicos da Força Aérea Brasileira, com apoio da Marinha e da Polícia Federal, organizaram o desembarque da aeronave. Em seguida, guindastes içaram o jato com precisão, garantindo a integridade da fuselagem durante toda a manobra. Além disso, engenheiros da Saab acompanharam todas as etapas e reforçaram a segurança do processo.

Desembarque-do-Gripen-F-39E-FAB-4110_Credito-Aviacao-em-Floripa
Desembarque-do-Gripen-F-39E-FAB-4110_Credito-Aviacao-em-Floripa

A jornada do Gripen F-39E FAB 4110 começou em Norrköping, na Suécia, em 23 de maio, quando a tripulação embarcou a aeronave no navio holandês Fagelgracht com destino ao Brasil. Durante os 20 dias de travessia, a estrutura metálica especialmente desenvolvida manteve o caça firme, impedindo qualquer deslocamento perigoso. Como resultado, o jato chegou ao porto sem sofrer avarias. Além disso, o navio levou exclusivamente o Gripen e seus equipamentos, o que facilitou o desembarque e reduziu os riscos logísticos.

Navio-trazendo-o-Caca-F-39E-FAB-4110-ja-esta-ancorado-na-entrada-do-porto-de-Navegantes
Navio-trazendo-o-Caca-F-39E-FAB-4110-ja-esta-ancorado-na-entrada-do-porto-de-Navegantes

Desembarque noturno exigiu sincronia e atenção redobrada

Por volta das 23h00 do mesmo dia, o porto foi parcialmente isolado para iniciar a operação terrestre, executada com precisão e acompanhamento constante. Para começar, os operadores posicionaram a aeronave, para ser puxada por trator de reboque, passando curvas fechadas e ruas estreitas. Logo depois, técnicos verificaram todas as medidas do trajeto, garantindo o transporte sem colisões. Portanto, a equipe da Portonave removeu postes de luz e placas de sinalização temporariamente para liberar a passagem do Gripen F-39E FAB 4110.

À meia-noite, o comboio começou o deslocamento pelas ruas de Navegantes em velocidade controlada, com média de 5 km/h, priorizando segurança e precisão nas curvas. Como previsto, engenheiros usaram réguas a laser para avaliar cada curva, enquanto soldados da Polícia da Aeronáutica, acompanhavam as extremidades das asas com lanternas e sinalizadores. Em apenas 45 minutos, o comboio completou o trajeto de poucos quilômetros até o aeroporto. Ao final, os técnicos da Embraer receberam o Gripen F-39E FAB 4110 e conduziram os procedimentos iniciais.

Logo após a chegada ao Aeroporto Internacional de Navegantes, as equipes da Saab e da Embraer começaram a montar o caça, seguindo protocolos rígidos de segurança. Inicialmente, os técnicos vistoriaram as asas, estabilizadores e sistemas hidráulicos. Depois disso, a equipe iniciou os testes, com foco nos motores, freios e aviônicos. Na sequência, o avião será abastecido e realizará teste de motor, e só depois o voo de deslocamento até sua nova casa. A FAB levará o caça para a Base Aérea de Anápolis, para concluir a sua integração tática.

A Força Aérea Brasileira escolheu o Porto de Navegantes como principal ponto de entrada dos caças Gripen por suas vantagens técnicas e operacionais. Ao contrário de outros portos da região, o de Navegantes oferece calado ideal, guindastes de grande porte e acesso rodoviário direto ao aeroporto. Portanto, a FAB padronizou a entrega dos Gripen nesse local. Como consequência, os custos logísticos caíram e os riscos da operação diminuíram significativamente para a FAB e para a chegada do Gripen F-39E FAB 4110

Nos próximos dias, o novo caça será integrado ao 1º Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis, responsável por operar os modelos mais modernos da aviação brasileira. Embora outras unidades já estejam em operação, o FAB 4110 incorpora atualizações avançadas em sistemas táticos e sensores. Além disso, a chegada dele representa mais um passo estratégico na renovação da frota nacional. Dessa forma, a FAB reforça seu compromisso com a soberania e a defesa aérea do país.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!