GRU Airport arremata 12 aeroportos regionais enquanto Jericoacoara fica com a Fraport

Jota

28 de novembro de 2025

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A GRU Airport arremata 12 aeroportos regionais na primeira rodada do Programa AmpliAR, realizada na Bolsa de Valores – B3 -, em São Paulo. O leilão foi promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos e direciona investimentos privados para modernizar terminais regionais e ampliar a conectividade aérea no interior do país.

Além disso, o resultado reforça o uso de grandes concessionárias como âncoras da aviação regional. Enquanto a GRU Airport assume uma rede de aeroportos em diferentes estados do Nordeste e Norte, a Fraport Brasil fica responsável pelo terminal de Jericoacoara, um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste.

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O Programa AmpliAR foi desenhado para que empresas com concessões já em andamento, como a GRU Airport, incorporem aeroportos regionais em seus contratos. Em troca, elas se comprometem a investir em infraestrutura, segurança operacional e capacidade de atendimento nesses terminais.

Assim, em vez de pagamento de outorga, o foco está no reequilíbrio econômico-financeiro das concessões principais. Esse reequilíbrio considera os novos aportes e as despesas adicionais com operação e manutenção dos aeroportos regionais. Dessa forma, o governo tenta viabilizar terminais que, sozinhos, teriam baixa atratividade para o mercado.

Na prática, a GRU Airport arremata 12 aeroportos regionais distribuídos por Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rondônia e Tocantins. A lista inclui destinos turísticos, como Lençóis, porta de entrada da Chapada Diamantina, e Barreirinhas, que dá acesso aos Lençóis Maranhenses.

Além disso, entram na rede aeroportos ligados ao agronegócio e à logística regional, como Araguaína e Porto Alegre do Norte. Com isso, a concessionária pode explorar sinergias com o hub internacional de Guarulhos, conectando rotas regionais à malha doméstica e aos voos internacionais, conforme a demanda das companhias aéreas.

Jericoacoara fica com a Fraport enquanto GRU Airport foca na rede regional

No caso de Jericoacoara, a disputa foi mais acirrada. A Fraport Brasil venceu o leilão ao oferecer deságio de 100% sobre os parâmetros econômicos do contrato. Na prática, a empresa abre mão de pedir reequilíbrio futuro em troca de um ativo altamente estratégico para o turismo.

O aeroporto cearense se soma ao Aeroporto Internacional de Fortaleza, que já está sob gestão da Fraport. Essa combinação permite concentrar esforços em um corredor turístico importante, com potencial para receber mais voos nacionais e internacionais ao longo dos próximos anos.

Para passageiros e operadores, a expectativa é de ganhos graduais, mas concretos. Os investimentos previstos incluem reforma de terminais, ampliação de pátios, adequações de pista e melhorias em sistemas de apoio à navegação aérea. Assim, os aeroportos passam a ter condições mais favoráveis para receber voos regulares de voos regionais e aeronaves de maior porte.

Além disso, a integração com grandes hubs, como Guarulhos, deve facilitar conexões com a malha nacional e internacional. Em muitos desses aeroportos, hoje com pouca ou nenhuma operação regular, qualquer aumento de oferta de voos já representa um avanço importante para o turismo, para os negócios e para o acesso da população a serviços essenciais.

Desafios e próximos passos após a GRU Airport arremata 12 aeroportos regionais

Mesmo com o saldo positivo do leilão, seis aeroportos ofertados não receberam propostas. Esse resultado, portanto, mostra com clareza que ainda existem limites importantes para o modelo, principalmente em regiões de baixa demanda ou com custos operacionais elevados. Nessas situações, o governo poderá, por exemplo, estudar novas formas de apoio, rever incentivos ou ajustar o desenho dos projetos para torná-los mais atraentes para a iniciativa privada.

Além disso, a estreia do Programa AmpliAR funciona como um teste relevante para a política de redes concessionadas. Se os investimentos se confirmarem e a malha regional ganhar novos voos, a experiência em que a GRU Airport arrematou 12 aeroportos regionais tende a orientar as próximas rodadas. Assim, ela também deve influenciar futuras decisões regulatórias na infraestrutura aeroportuária brasileira.

Paulo Afonso (BA): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 106,2 milhões;

Lençóis (BA): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 80,2 milhões;

Vilhena (RO): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 74,6 milhões;

Barreirinhas (MA): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 58,1 milhões;

Araguaína (TO): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 55,5 milhões;

São Raimundo Nonato (PI): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 55,5 milhões;

Cacoal (RO): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 49,8 milhões;

Canoa Quebrada (CE): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 43,1 milhões;

Serra Talhada (PE): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 40,5 milhões;

Porto Alegre do Norte (MT): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 25,3 milhões;

Garanhuns (PE): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 22,1 milhões;

Araripina (PE): arrematado pela concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Previsão de investimentos de R$ 19,6 milhões.

Jericoacoara (CE): arrematado pela concessionária Fraport Brasil. Previsão de investimentos de R$ 101,1 milhões;

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