Acidente-com-helicoptero-EC-130-B4-PR-WVT_Imagem-Internet
Na noite de 16 de janeiro, chovia muito forte na cidade de São Paulo e Grande São Paulo. No Campo de Marte, aeroporto executivo da cidade, um helicóptero modelo EC 130 B4, fabricado pela Helibrás, subsidiária da Airbus Helicopters, de prefixo PR-WVT – Papa Romeu – Whisky, Vitor, Tango -, particular, decolou do Campo de Marte-SP, por volta das 19h30, tendo como destino a cidade de Americana-SP, mas antes fez uma rápida parada no Heliporto Helicidade, na zona oste da cidade de São Paulo, e voltou a decolar rumo a cidade de Americana-SP, quando por volta das 20h34, perdeu contato via rádio com os centros de controle de tráfego aéreo. Por volta das 23h00, a aeronave foi declarada como “desaparecida”.
Imediatamente foram iniciados os preparativos para um possível resgate noturno, ficando o COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em sobreaviso, sobre um possível pouso de emergência ou mesmo uma queda de aeronave em algum lugar do trajeto do voo, entre o Campo de Marte- e a cidade de Americana–SP.
Uma Equipe de resgate da Força Aérea Brasileira, também foi acionada, com o uso de um helicóptero EC 725 Caracal H-36 matrícula FAB 8515, do Esquadrão Puma (3º/8º GAv – Terceiro do Oitavo Grupo de Aviação), sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro–RJ, que deslocou a noite para São Paulo e com o Helicóptero Águia da Polícia Militar, iniciaram as buscas, assim que houve o nascer do Sol, fazendo o mesmo trajeto do plano de voo do helicóptero PR-WVT.
O helicóptero EC 130 B4, fabricado pela Airbus Helicopters, é uma aeronave altamente respeitada no setor da aviação, popular por sua segurança e versatilidade. Projetado para operações de transporte executivo, táxi aéreo e particular, este modelo é amplamente reconhecido por suas características de desempenho superiores, incluindo um design moderno, capacidade de manobra e uma cabine espaçosa. Equipado com um motor potente e tecnologia a bordo avançada, o EC 130 B4 proporciona uma experiência de voo confortável e segura, sendo a escolha preferida de muitas empresas de aviação e empresários. A existência de recursos como uma configuração de assentos que permite boas vistas para os passageiros, bem como sistemas de aviação sofisticados, auxilia na mitigação de riscos durante as operações de voo.
O trágico incidente, aconteceu na noite de 16 de janeiro, na região da cidade de Caieiras–SP, no morro conhecido como tico-tico, quando a aeronave estava em um trajeto programado para a cidade de Americana–SP. Controlada pelo piloto Edenilson de Oliveira Costa, a aeronave estava realizando um serviço de transporte privado, com um dos donos da aeronave a bordo e sua esposa (André Feldman e Juliana Elisa Alves Maria), acompanhado da filha de 12 nos, quando, infelizmente, sofreu uma queda. O Cmte Edenilson, é um piloto experiente, dedicou anos de sua vida à aviação, e sua experiência e paixão pelo voo eram notórias.
O empresário André Feldman, CEO da BIG Brazil International Games, de 50 anos, e a esposa Juliana Elisa Alves Maria Feldman, de 49 anos, estavam na aeronave
A filha do casal, Betina Feldman, foi resgatada com vida e vai completar 12 anos neste sábado, dia 18 de janeiro. Ela foi a responsável por indicar aos socorristas os destroços onde os pais estavam.
As equipes de resgate, helicóptero H-36 FAB 8515 e o helicóptero Águia da Polícia Militar, localizaram a aeronave na manhã de sexta-feira, dia 17 de janeiro, por volta das 06h00 da manhã. Segundo o sargento Pelegrini, da Equipe do Águia, que trabalhou no resgate, os sobreviventes foram encontrados graças ao sinal de celular de uma das vítimas. A filha do casal, foi a responsável em indicar aos socorristas, onde os pais dela estavam
Assim que a aeronave foi localizada, mais dois helicópteros Águia da Polícia Militar do Estado de São Paulo, foram deslocados para o local do acidente visto a gravidade e possíveis vitimas que precisariam ser deslocadas para os hospitais
O piloto Edenilson de Oliveira Costa e uma menina de 12 anos foram resgatados com vida e conscientes. A menina, que passou a noite ao lado do piloto na mata, indicou a localização exata do acidente para os socorristas. Infelizmente, os pais da menina, que também estavam a bordo, não sobreviveram ao impacto.
A investigação de um acidente aéreo é um processo crucial que visa esclarecer as causas que resultaram em uma tragédia. No caso do acidente de helicóptero em Caieiras–SP, essa tarefa ficou a cargo da Comissão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Essas entidades têm a responsabilidade de conduzir uma análise minuciosa e imparcial, envolvendo profissionais especializados em aviação e segurança. O objetivo é identificar as falhas que levaram ao incidente e recomendar ações que visem a prevenção de futuros acidentes.
Uma parte significativa da investigação envolve a coleta de evidências, que inclui a análise dos destroços da aeronave e a revisão de gravações de comunicação entre os pilotos e o controle de tráfego aéreo. Além disso, será examinada a condição do helicóptero antes do acidente, incluindo registros de manutenção e qualquer possível anomalia mecânica que poderia ter contribuído para a queda. Fatores humanos, como a experiência e a qualificação do piloto, também serão considerados, uma vez que decisões tomadas durante o voo são frequentemente determinantes em emergências.
Outro aspecto importante são as condições climáticas que estavam em vigor no momento do acidente. Ventos fortes, neblina ou chuvas intensas podem ter um impacto significativo na operação de um helicóptero. A análise das condições meteorológicas pode oferecer visões sobre a segurança do voo e se as decisões dos operadores estavam alinhadas com as normas vigentes. Assim, a investigação não apenas busca entender o que ocorreu, mas também como mecanismos de segurança podem ser melhorados. O estudo detalhado e sistemático das circunstâncias envolvidas no acidente é fundamental para garantir que episódios como o de Caieiras não ocorram novamente.
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